O homem sempre sentiu a necessidade de medir o tempo. O primeiro contador, o relógio do sol, não marcava horas, apenas dividia o dia. Depois vieram os relógios de líquidos e de areia, as ampulhetas. Em 1500 foram criados os primeiros modelos portáteis. Eles não tinham o ponteiro de minutos, nem de segundos. Somente em 1900 surgiram os primeiros relógios de pulso, na forma como conhecemos hoje. E este objeto se desenvolveu tanto que, de simples contador de tempo, ele virou acessório fashion. E, pasmem, eles têm até tendência…
Ponteiros cheios de estilo no slideshow. Confira!
“Tenho observado que 2008 será o ano dos mostradores acobreados – em ouro rosé. O polido voltou com força total, em sua forma mais chamativa. E o brilho está em alta, através dos diamantes brancos cravejados nos mostradores”, revela Laurent Tavares, diretor de marca da Swatch Group Brasil, que esteve em Baselworld, feira internacional de relógios que acontece todos os anos na Suíça.
Se o traje é longo, o ideal é que se use um relógio com a proposta de jóia, com metais e pedras preciosas. Se o evento não for tão formal, um modelo empregando cerâmica é perfeito
Para as mulheres, os relógios com mostradores grandes e que combinam metais e pedras preciosas estarão com tudo! Aposte nos cristais Swarosvski e strass, nas cores que acompanham a moda das grifes de alta-costura. Rodrigo Anzanello, diretor da Orient Relógios, explica que “a tendência é que os relógios sempre
acompanhem os tons de bolsas e sapatos em voga”.
A combinação entre o couro branco e dourado também estará em alta. Outra opção são os modelos feitos com cerâmica, material antialérgico e à prova de riscos. Relógios mecânicos, com informações de hora mundial, reserva de marcha e visualização de movimento também são alternativas charmosas. E a ousadia fica por conta da mistura do high-tech com o retrô.
No formato das caixas, o redondo segue com força total, ainda que possam ser encontrados mostradores quadrados e retangulares. Mas fique atenta, de acordo com Rodrigo Anzanello, o mostrador redondo é o único que nunca sai de moda.
Combine o modelo com a ocasião
São inúmeros modelos e inúmeras marcas. Mas na hora de escolher o que usar não dá para fazer qualquer mistura. Não vá sair por aí com um Cartier de brilhantes em plena luz do dia! Além do brilho excessivo, você corre risco ainda de ser assaltada!
Há algumas regras de etiqueta no uso do acessório. Rodrigo alerta que “durante o dia são bem-vindos modelos com propostas versáteis e mais arrojadas”, recomenda. Já para uma festa à noite, tudo depende do dress code. “Se o traje é longo, o ideal é que se use um relógio com a proposta de jóia, com metais e pedras preciosas. Se o evento não for tão formal, um modelo empregando cerâmica é perfeito”, sugere.