Dicas de segurança de moto

Imagine-se percorrendo as mais belas estradas do país a bordo de sua motocicleta. Lindas paisagens, vento no rosto e muita adrenalina. A cena é maravilhosa, mas, antes de botar o pé no acelerador e partir rumo a uma viagem de férias, você vai precisar tomar uma série de cuidados, que vão desde a bagagem até o preparo físico do motorista, para um percurso prazeroso e seguro.

Além do capacete, que é insubstituível, quem vai passar muitos dias pilotando precisa estar com a saúde em dia. “É preciso estar em forma e ter bastante fôlego. Um alongamento antes de subir na moto também é fundamental, já que ficar sentado por um tempo prolongado pode causar desconforto. Hidratação e alimentação leve garantem que você não sinta nenhum tipo de mal estar. De qualquer maneira, faça um seguro de viagem que dê atendimento médico e ofereça remoção em caso de acidente”, recomenda Emerson Assunção, motociclista há 22 anos, jornalista e responsável pelo setor comercial do site Mototur, voltado para o mototurismo.

A motocicleta, assim como a sua saúde, não pode dar pane durante a viagem. “Por isso, é indispensável realizar uma manutenção preventiva. Verifique o óleo do motor e o balanceamento dos pneus. Observe você mesmo: apoiando a moto sobre o cavalete, gire as rodas para verificar se há algum tipo de desgaste. O sistema de iluminação precisa estar impecável. Antes e durante a jornada, só abasteça em postos de gasolina que ofereçam bons combustíveis“, ensina.

Há quem tenha verdadeiro pânico de arrumar as malas. Só se anima mesmo em organizar tudo graças à ansiedade de quebrar a rotina em uma ótima viagem. Quando a condutora do roteiro é uma moto, o pesadelo de acomodar a bagagem é maior ainda. “Não tem mistério. Motos no estilo Custom, você pode acomodar seus pertences em um acessório chamado alforge. São duas bolsas de couro acopladas na parte de trás do veículo. Dá para carregar bastante coisa. Em modelos tradicionais, opte pelos bauletos. É possível acoplar até três desses acessórios, cada um com 50 litros de capacidade, e garantir bastante espaço. Eles são resistentes e você pode guardar seus pertences diretamente neles, de forma organizada e segura, já que possuem elástico no interior para segurar a bagagem e fecho na parte exterior”, diz

A grande questão é saber gerenciar o que vai levar ou não. Aqueles que, quando saem de casa, levam tudo e mais um pouco precisam aprender a se controlar para viajar de moto. “L eve roupas mais leves, fáceis de carregar e lavar. Um calçado resistente nos pés durante a viagem e um mais confortável na bagagem suprem a necessidade. Uma dica é usar a segunda pele, que é uma vestimenta especial para quem anda de moto. Esse acessório aquece bastante, evitando a necessidade de usar mais peças ao mesmo tempo para esse fim. O que não pode de jeito nenhum é carregar qualquer tipo de bolsa nas costas. Além de desconfortável, pode causar ferimentos graves, em caso de acidente“, enfatiza. Agora, se é impossível deixar de carregar alguns itens, o correio pode ajudar. “Em roteiros acima de 20 dias, você vai precisar de mais roupas. Então, embale e envie o que vai precisar pelos Correios endereçado ao próximo destino. No geral, isso funciona bem”, garante.