Na hora de trocar o carro, muitas motoristas ficam na dúvida: investir em um zero km ou optar por um usado? Nem todo mundo sabe, mas comprar um carro usado (ou semi-novo) pode ser um excelente negócio, basta pesquisar bastante. Para comprar um carro pela internet de forma segura e não levar gato por lebre, a compradora deve escolher um site confiável e com boas recomendações.
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Algumas páginas apenas anunciam o produto e toda a negociação é feita diretamente entre o comprador e o vendedor, enquanto outras realizam toda a transação. Independente do tipo de negócio, você deve tentar reunir o máximo de informações possíveis sobre o carro, como quilometragem, estado de conservação, opcionais, quantos donos, enfim, entender a procedência do veículo. De acordo com o administrador de empresas Roberto Bottura, ao comprar um carro pela internet a pessoa deve prestar atenção em três pilares fundamentais: preço, quilometragem e fotos.
Desconfie de preços baixos
Desconfie de preços muito baixos e preste atençao aos detalhes do veículo. Crédito: Thinkstock
Preços muito abaixo da tabela de mercado chamam a atenção e são tentadores, mas tenha em mente que eles podem indicar algo errado com o veículo. “Consulte a tabela fipe e as estatísticas dos sites sobre os carros anunciados. Prefira sempre os veículos que estão na média de preço”, recomenda o profissional. Afinal, por que vender um veículo bom por muito menor do que ele merece?
Atenção na quilometragem
A quilometragem é outro ponto importante, tanto para mais, quanto para menos. “Por exemplo, um carro 2008 com 20 mil km chama a atenção. Às vezes, o motorista realmente usou pouco, foi o único dono, fez todas as revisões e está tudo certo. Mas também pode ter acontecido uma adulteração no velocímetro, que está marcando menos do que deveria e isso é crime”, pondera. Para evitar enganos, a motorista deve levar em conta a quilometragem do veículo comparada ao seu estado de conservação. Se os pneus e estofado parecerem muito gastos e a quilometragem estiver baixa, é melhor desconfiar.
Avalie as fotos
Quanto mais fotos o vendedor disponibilizar, melhor. Crédito: Thinkstock
Preste atenção nas fotos. Elas devem ser fieis ao veículo e ter boa qualidade. “Quanto mais fotos o site disponibilizar, melhor. Isso dificulta a manipulação. Quem quer vender bem vai se dar ao trabalho de colocar detalhes, como câmbio, teto, trio elétrico, som, coisas que enaltecem a venda. Se o carro diz que tem, mas não tem foto, há algo errado”, explica o diretor da Control Motors. Se a motorista tiver a oportunidade de conhecer o veículo antes de fechar a compra, melhor. Um teste drive, ainda que curto, permite que a condutora sinta o volante, embreagem, freio e assim por diante. Nada melhor para saber se o carro é como o esperado.