Dicas para lavar o carro

Não adianta ficar horas na academia para esculpir um corpo perfeito se o esmalte das suas unhas está sempre descascado, não é mesmo? No universo dos automóveis, a lógica é semelhante: não vale ter um carrão na garagem se o que chama mais a atenção nele é a poeira acumulada na lataria. A limpeza é primordial para conseguir impressionar ao volante. Até porque recadinhos escritos a dedo no para-brisa, neste caso, podem ser uma ironia! Saiba como dar um up no visual do seu companheiro do dia a dia.

Hoje, precisamos economizar água, tempo e dinheiro. É raro quem ainda cultive o hábito de reservar a manhã de domingo para lavar o veículo, como faziam os nossos pais. Não só a mentalidade evoluiu. A tecnologia também! “Nem mangueira nem balde: isto é coisa do passado. Com o sistema de lavagem a seco, utilizamos menos de um litro de água para higienizar tudo, sem riscar e nem se cansar muito”, garante Haniy Aqqad, diretor da Car Clean. A economia de água realmente impressiona. “Uma lavagem costumava consumir cerca de 300 litros de água”, quantifica Fernando Esparrinha, diretor da PerfectCar, no Rio de Janeiro.

Assim como os bons centros de beleza são aqueles que oferecem as novidades mais quentes do mercado, os lavadores de automóveis também correm atrás para disponibilizar serviços cada vez mais inovadores. ” As oficinas agora são verdadeiros salões de beleza dos carros“, atesta Cinthia Magalhães, responsável pelo departamento de comunicação e sustentabilidade da DryWash.

Lavar sempre à sombra

Se você realmente quer se aventurar numa lavagem, saiba que, antes de começar, é importante procurar uma boa sombra. Independentemente do produto que pretenda utilizar, a ação do sol pode interferir no brilho que deseja dar ao carro. “Sempre aconselhamos a lavagem à sombra para economizar água e produto. É menos cansativo também”, diz Aqqad. Cinthia acrescenta: “O sol faz com que o produto evapore mais rápido, atrapalhando o melhor rendimento”.

Mas que produtos usar? Xampus convencionais podem dar o efeito imediato, mas, caso você queria um brilho prolongado, alguns produtos para lavagem a seco, além de higienizar, formam uma película protetora que cumpre bem esta missão. “Feito à base de cera vegetal, o produto que usamos, ao ser aplicado sobre o carro, fragmenta as partículas de sujeira em partes menores, higienizando e evitando o atrito. Assim, as chances de riscar a pintura são muito menores”, explica a responsável da DryWash.

Interior

Sabia que o interior do seu carro pode ser o ambiente mais poluído que você frequenta? Além de receber as impurezas externas, ele fica sujeito a alterações bruscas de temperatura que, aliadas à umidade, criam um ambiente propício para a proliferação de fungos, ácaros e bactérias. “Estes microrganismos se instalam também nos dutos e filtros do ar-condicionado”, diz Cinthia. Com a água fora dos planos de limpeza, a higienização deve ser feita com dois produtos: um para as partes plásticas e o outro, para o estofamento e carpetes. O aspirador de pó deve ser usado para eliminar as partículas maiores.

Se o seu estofado de couro não for bem cuidado, ele pode ficar ressecado e opaco por conta da ação do sol, o que causa rachaduras e descamações. Felizmente o mercado oferece soluções acessíveis para reidratar e devolver a elasticidade e a umidade natural do tecido.  “Usamos um produto à base de glicerina, silicone e óleos essenciais que limpa e hidrata bancos e tecidos de couro, tapetes de borracha e carpetes”, explica Haniy. Uma proteção eficaz contra a proliferação de ácaros são as películas para escurecimento dos vidros. Elas mantêm a temperatura mais estável, além de prevenir as manchas causadas pelo sol.

O motor e as engrenagens, apesar de serem aparentemente sujos, precisam, sim, de limpeza, para ter maior durabilidade. A formação de gorduras carbonizadas, decorrentes da queima do combustível, e o acúmulo de poeira e asfalto nas rodas, no motor e nas engrenagens podem comprometer o bom rendimento do automóvel. Também para isso existe solução. “Desengraxantes básicos com solventes glicólicos e tecnologia de tensoativos aniônicos são fundamentais para essa limpeza pesada”, afirma Aqqad.

Nécessaire do carro

Polimento, higienização, limpeza do motor e impermeabilização de vidros são serviços complementares oferecidos no mercado. Além de carregar a sua maquiagem no porta-luvas, aposte em uma espécie de nécessaire para o seu carro. Nela inclua: limpadores para pneus à base de glicerina e corante, que hidratam e revitalizam a cor de seus pneus; desengraxantes para limpeza pesada, indicada para limpar o motor das gorduras carbonizadas e das graxas incrustadas; limpa vidros especiais para carros, para evitar que o vidro embace ou engordure com frequência; e silicone líquido não aderente, para uso em painéis e borrachas em geral.

E você, quantas vezes por mês dá banho no seu carro? Toda vez que lava começa a chover? Comente e compartilhe com a gente!