O ano de 2022 trouxe para o mundo a possibilidade da retomada gradual de atividades cotidianas e do contato com as pessoas. De fato, os trânsitos astrológicos indicam um período de alívio e renovação de esperanças.
Desde o final do mês de maio, o planeta Júpiter deixou o signo de Peixe para ingressar no de Áries, até outubro. No entanto, logo retornará, em movimento retrógrado, para Peixes. Depois, em dezembro, ingressa novamente em Áries, ficando até o final do ano.
“Como Peixes e Áries são signos de naturezas bastante distintas, sentiremos essas idas e vindas se manifestando na vida das pessoas com instabilidade”, explica a astróloga Virginia Gaia.
Além dos diversos planetas em movimento retrógrado, o ano ainda terá mais eclipses – o que promete altos e baixos em diversas áreas, mesmo que a energia mais favorável à maioria das pessoas seja a de sonhar, começar e recomeçar.
Confira abaixo os principais movimentos que estão por vir.
Eclipses
- 25 de outubro: Eclipse solar parcial – Sol e Lua aos 2°00’ do signo de Escorpião
Se os eclipses historicamente falam de transformações e da consciência de desafios que precisam ser solucionados, este trará a oportunidade perfeita de renovação em especial às pessoas que se interessam por temas psíquicos e ocultistas.

- 8 de novembro: Eclipse lunar total – Lua aos 16°00’ do signo de Touro
Por deixar de receber temporariamente a luz solar, a lua cheia em Touro do período ganhará um tom avermelhado: é a famosa ” lua de sangue“. De acordo com Virginia, ela estará na mesma longitude que Menkar, a estrela Alfa da Constelação de Cetus, e o fato corresponde à interpretação simbólica.
Segundo a mitologia grega, Cetus foi um monstro marinho enviado para devorar a princesa Andrômeda – que foi resgatada por Perseu.

“Esse será, portanto, um eclipse que ajudará a vencer medos inconscientes, promovendo viradas repentinas de situação e a emergência de novas soluções para antigos problemas, especialmente no campo econômico”, explica.
Planetas retrógrados

O movimento de um planeta é considerado retrógrado quando ele parece “caminhar” na direção oposta à sequência dos signos do zodíaco, na perspectiva de observação da Terra.
Sendo assim, trata-se de uma ilusão de ótica, já que as órbitas planetárias não são alteradas. “Entretanto, para a astrologia, ainda que a aparente mudança de direção no céu não seja algo necessariamente negativo, pede-se maior atenção aos temas regidos por determinado planeta, durante o seu período de retrogradação”, pontua Virginia.
- Plutão retrógrado

De 29 de abril a 8 de outubro, no signo de Capricórnio.
Ao ser associado à sexualidade e o inconsciente, Plutão retrógrado evoca a reflexão sobre temas tabu, assuntos obscuros e as relações de poder.
- Saturno retrógrado
De 4 de junho a 23 de outubro, no signo de Aquário.
Ele fundamenta os planejamentos e grandes ciclos de tempo. Nesse sentido, Saturno retrógrado demanda a revisão dos planos e projetos de longo prazo.
- Netuno retrógrado
De 28 de junho a 3 de dezembro, no signo de Peixes.
Eixo do que simboliza o psiquismo e os movimentos de massa, Netuno retrógrado estimula a análise dos assuntos ligados à coletividade, religiosidade e compaixão.
- Júpiter retrógrado
De 28 de julho, no signo de Áries, a 23 de novembro, em Peixes.
Representante da educação e das grandes viagens, Júpiter retrógrado solicita revisão nas questões relacionadas às crenças pessoais e às relações internacionais, além de alterar o ritmo de crescimento em projetos de longo prazo.

- Urano retrógrado
De 24 de agosto a 22 de janeiro de 2023, no signo de Touro.
Sendo o planeta da inovação e tecnologia, Urano retrógrado pede mais consideração aos assuntos relacionados à ciência e às organizações sociais.
- Marte retrógrado
De 30 de outubro de 2022 a 12 de janeiro de 2023, no signo de Gêmeos.
Responsável pela ação e iniciativa, Marte retrógrado pode trazer a sensação de demora ou a de que todos os começos estejam menos assertivos do que o habitual.
- Mercúrio retrógrado
De 10 de setembro, no signo de Libra, a 2 de outubro, em Virgem;
De 29 de dezembro de 2022 a 18 de janeiro de 2023, no signo de Capricórnio.
Uma vez que tal planeta seja o regente da comunicação e do cotidiano, Mercúrio retrógrado costuma gerar pequenos atrasos e dificuldades com aparelhos e transações eletrônicas.
