https://www.instagram.com/p/CTn8s8Gs0Te/
Tiago Leifert e Daiana Garbin falaram em entrevista ao “Fantástico” deste domingo (30) sobre a descoberta do câncer raro de sua filha, Lua.
Abrindo o coração, o casal emocionou a web ao relatar como tem sido o processo de descoberta e tratamento da doença.
Daiana Garbin e Tiago Leifert comentam descoberta de câncer da filha
https://www.instagram.com/p/CSUbtXTLy79/
Durante a entrevista, os pais de Lua relembraram a descoberta do problema da filha.
Tiago reparou que a pequena — na época, com 11 meses —, apresentava movimentos irregulares no olho direito. “Eu via como se fosse uma bola de gude, um reflexo claro”, disse o apresentador.
“O oftalmologista olhou isso na hora e disse: ‘isso não é bom’. Disse que era um tumor”, contou Daiana. “A doença veio no limite, a gente estava em cima da hora, a gente teve muita sorte”.
“Uma semana a mais, estaríamos num tom diferente nessa entrevista”, desabafou Tiago.
Daiana e Tiago Leifert alertam para doença difícil de diagnosticar
https://www.instagram.com/p/CZUNQPGojya/
Segundo Daiana Garbin e Tiago Leifert, essa descoberta também serve de alerta aos pais para uma doença que é bem difícil de diagnosticar.
“A gente nunca tinha ouvido falar nessa doença. Essa é a nossa ideia, que a gente possa dar luz nessa doença, que os pais possam saber que ela existe e prestar atenção aos sinais”, comentou a jornalista.
“A Lu é uma menina muito feliz, sapeca. Ela dá muita risada o dia todo. Se dependesse dela, a gente nunca perceberia nada, porque aparentemente ela enxerga tudo, pega até fio de cabelo do chão”.
O casal ressaltou como as crianças “se adaptam” facilmente às adversidades, e que isso dificulta a percepção dos sintomas, que são muito discretos. “Ela não demonstrava absolutamente nada. Ela estava começando a engatinhar pela casa inteira, a dar os primeiros passos. A gente nunca ia imaginar”.
Lua agora tem um ano e três meses. A pequena segue em tratamento, realizando sessões de quimioterapia para tratar o tumor.
“É uma dor dilacerante”, desabafou a mãe. “Na frente da Lua, é só alegria. A criança sente tudo. Mas a gente chora escondido. A gente tem que ser forte para o que está acontecendo. Ela que me dá forças para seguir”.
Tiago concluiu a entrevista com seriedade. “A gente tem que ir à luta e pensar positivo”, comentou. O casal também se pronunciou sobre a doença da filha em um vídeo divulgado em suas redes sociais.
O que é o retinoblastoma?
Um tipo muito raro de câncer, o retinoblastoma é um tumor maligno que se desenvolve na retina do portador e resulta na leucocoria (reflexo branco no olho conhecido como “olho de gato”).
Entretanto, mesmo raro, é o câncer ocular mais comum em crianças, respondendo por 3% dos cânceres infantis. Se não tratado logo, pode causar a perda da visão.