Culinária
Ao Sul, a Espanha possui costa para o Mediterrâneo e, ao Norte, para o oceano Atlântico. Esta grande proximidade com o mar influenciou bastante a culinária local. A própria Paella, famoso prato típico, não é nada mais do que uma mistura de arroz, frutos do mar, frango e temperos. Legumes cozidos e grãos, como lentilha e feijão branco, também são artigos freqüentes na mesa dos espanhóis.
Os embutidos ibéricos, como presunto, salsicha e chorizo, estão por todas as partes e são vendidos em lojas especiais, as jamonerias. Estes estabelecimentos são muito populares, principalmente no interior do país, e oferecem grande variedade de produtos. Os espanhóis têm o costume peculiar de comprar a perna inteira do porco, para em casa consumir aos poucos o presunto.
Soneca sagrada
Quem nao gostaria de poder todos os dias dar aquela dormidinha depois do almoço? Aqui, essa soneca digestiva se chama “siesta” e é algo levado a sério. Um costume secular preservado mesmo diante das exigências do mundo moderno.
Lojas, vendas, supermercados e pequenos estabelecimentos fecham suas portas às 14 horas e só voltam a funcionar às 17 horas. Salvo grandes redes, como a de roupas Zara ou as lojas de departamento El Corte Ingles, que funcionam normalmente. No mais, os estabelecimentos espanhóis reservam esse período vespertino para o descanso.