Empresa volta a produzir caneca que era xodó de menino autista após apelo do pai

Uma das características da pessoa autista é o desenvolvimento de uma obsessão por certos objetos. Este é o caso de Ben, um menino inglês de 13 anos que tem grau avançado de autismo e só bebe água e outros líquidos em um único modelo de caneca infantil desde os 2 anos de idade. O grande problema é que a xícara, de design bem peculiar, deixou de ser fabricada, e a de Ben, que já estava em uso há 3 anos, estava caindo aos pedaços e só duraria mais algumas semanas.

Pai busca desesperadamente caneca para filho autista

Por isso, o pai do garoto, Marc Carter, de 42 anos, decidiu fazer um apelo emocionante no Twitter para tentar achar canecas do mesmo modelo, da marca Tommee Tippee. A busca desesperada para repor a caneca azul viralizou e repercutiu no mundo inteiro.

“As pessoas dizem que ele vai beber quando estiver com sede, mas duas idas à emergência com desidratação grave mostram o contrário”, escreveu na rede social.

Doação de internautas

A primeira grande demonstração de solidariedade veio por parte dos internautas que se comoveram com o apelo do pai.

Carter mora na Inglaterra, mas pessoas de vários países se propuseram a doar canecas iguais (até da mesma cor) que tinham em casa para Ben. Em entrevista à rede britânica de notícias BBC, o pai disse que ficou surpreso com a repercussão, já que seu post foi retuitado mais de 12 mil vezes. “Eu chorei. Foi incrível, não esperava”.

“O copo o mantém vivo. Se perdêssemos o copo e não conseguíssemos encontrar outro, o Ben morreria. Ele seria colocado no soro no hospital, mas iria arrancar os tubos. Esta pequena caneca azul dita as nossas vidas”, disse o pai.

Carter disse que, com o post, sete canecas estavam sendo enviadas gratuitamente por pessoas que se comoveram com a história. Apesar da grande quantidade, o pai de Ben disse que seria ótimo fazer um estoque maior, já que pode ser que o menino precise da caneca para o resto da vida.

Empresa encontra molde e volta a fabricar xícara

Mas a história não parou por aí. A fabricante da caneca infantil também se manifestou, afirmando ter colocado uma equipe dedicada à procura do molde do copo em seu arquivo de amostras de produtos.

Agora, cerca de 15 dias após o apelo ter viralizado, a Tommee Tippee informou que encontrou o molde da caneca e que eles vão produzir 500 delas exclusivamente para Ben e sem cobrar nada.

“Eu não ficaria mais feliz nem se ganhasse na loteria. Só de saber que ele tem essas canecas nos dá paz de espírito”, diz Carter.

A empresa fabricante disse que não costuma guardar os moldes, mas, por sorte, conseguiram encontrá-lo após uma busca feita pelo mundo inteiro. “Estamos muito felizes de confirmar que estamos prontos para começar a produzir um lote da caneca original”, disse um porta-voz da empresa.

Crianças autistas