Uma festa de aniversário organizada em Brasília revoltou a internet. Isso porque, em meio à pandemia de coronavírus, uma empresária reuniu amigos em sua casa e contratou enfermeiros para realizar testes de COVID-19 nos convidados.
Indignados, internautas e famosos protestaram contra a atitude da mulher.
Festa de aniversário com teste para COVID-19 gera protesto
No último sábado (20), a empresária Fabianne Fonseca realzou uma festa em casa para comemorar seu aniversário.
Para a celebração, Fabianne contratou duas enfermeiras, que realizaram testes de COVID-19 na porta do evento. Vídeos que circularam na internet mostram que a ideia era que os testes funcionassem como critério para que os convidados pudessem participar da festa: quem estivesse positivo, não entraria na casa; negativo, autorizado para o evento.
O vídeo da festa de Fabianne, gravado pela amiga Bela Lorena, viralizou nas redes sociais e causou revolta de internautas – entre famosos e anônimos.
A principal queixa foi o descaso mostrado na festa, principalmente diante dos esforços de toda a população que se encontra em quarentena e do contexto do país, que vive uma crise com mais de 50 mil mortos por COVID-19, falta de testes e mais de 1 milhão de casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde.
Além disso, algumas pessoas lembraram que há o risco de o teste dar resultado falso-negativo, isto é, apontar que o indivíduo não está infectado quando, de fato, está – o que pode ocorrer dependendo da data de infecção ou por eventuais falhas no exame.
E o teste de bom senso? E o de falta de vergonha na cara? O de ignorância? O de irresponsabilidade? O de falta de senso coletivo? Faz onde? 1 MILHÃO DE CASOS NO PAÍS, cacete. https://t.co/3jYWpfsLwu
— Bruna Marquezine (@BruMarquezine) June 20, 2020
Olha aí, as blogueiras fazendo festinha no meio da pandemia, fazendo teste de COVID, e além do mais, gastando os teste né, sendo que tem gente que nem tá conseguindo teste… pic.twitter.com/SXOQ02Yjle
— theu (@mathpasquarelli) June 20, 2020
E uma digital influencer que tá fazendo uma festa e só entra quem testar negativo para covid…. sinceramente viu, tamo de quarentena atoa mesmo pic.twitter.com/0g4UIH5aVI
— Livia Delunardo (@LiviaDelunardo) June 20, 2020
Fizeram uma festa de aniversário e uma blogueira postou que na porta da festa estão fazendo teste. Só entra quem não tem covid.
Pois é, e mais uma vez as pessoas ricas com “vantagens” e dando péssimo exemplo por terem poder.
Agr vai o pobre fzr teste em hospital? Não tem!— Camilla de Lucas ⭐️ (@camilladelucas) June 20, 2020
Não tô acreditando no que eu tô vendo.
A menina fez uma festa, e para entrar tinha que fazer o teste de Covid e só entraria se o resultado fosse negativo!
Gente???????? Noção passou longe demais né pic.twitter.com/lgVFm3CdDe— Clebinho (@cleberoliver06) June 20, 2020
https://twitter.com/euupereira/status/1274344344342925312
A conta de Fabianne foi desativada do Instagram, assim como o de Bela. Em entrevista ao UOL, a empresária disse ter se arrependido da festa. Segundo a empresária, o conteúdo do vídeo foi infeliz.
“Acabou sendo interpretado como um deboche com tudo o que vem acontecendo no mundo, mesmo não tendo sido a intenção. Não somos blogueiras, nem famosas, não influenciamos ninguém, postei sem malícia alguma para os meus amigos na minha conta de Instagram pessoal. (…) Jamais imaginei que tomaria essa proporção. Todos nós lamentamos, sim, tudo o que vem acontecendo no mundo. E estamos nos cuidando, tudo aconteceu com muita segurança”, disse Fabianne ao UOL.