Entenda a polêmica que tomou a internet sobre máscaras de grife vendidas a R$ 147

Em meio à pandemia de COVID-19, diversas marcas de roupas passaram a produzir também máscaras de proteção, e uma delas chamou atenção pelo valor. Com a proposta de usar parte do lucro para comprar cestas básicas, a marca Osklen passou a vender pacotes com duas unidades por R$ 147, e a proposta causou debate na internet devido ao valor, já que, comparado com iniciativas de marcas independentes, é bem maior.

Marca com máscara a R$ 147 gera discussão

Nos últimos dias, a Osklen lançou em seu site “packs” com duas máscaras cada, todas feitas 100% de algodão e com estampas da coleção da marca. Conforme afirmava o anúncio, o lançamento foi feito em parceria com o Instituto-E – grupo que trabalha com sustentabilidade – e, a cada dupla de máscaras vendidos, uma cesta básica seria doada para a comunidade do Jacarezinho, localizada na zona norte do Rio de Janeiro.

Logo, o anúncio viralizou nas redes sociais, e internautas passaram a discutir a disparidade entre os preços das máscaras vendidas pela Osklen e outras iniciativas, que têm vendido peças parecidas e tão úteis quanto por valores que, em média, giram em torno de R$ 10. Para boa parte das pessoas, o preço é alto demais, e houve acusações de que a marca estaria se “aproveitando” da pandemia para lucrar:

Diante das críticas, a Osklen chegou a se posicionar nos comentários de posts do Instagram oficial da marca, reafirmando a questão de que pouco menos da metade do valor seria revertido em doações. “A Osklen entende que usar máscaras nesse momento é importante e quis levar aos seus clientes mais uma opção de peças funcionais, com design e qualidade. A cada pack (composto de 2 máscaras) vendido, será doada uma cesta básica no valor equivalente a R$ 70”, afirmou a marca.

Além disso, eles também usaram a ferramenta Stories para afirmar que, enquanto o preço da dupla de máscaras era R$ 147, R$ 38 seriam destinados a impostos, R$ 28 à matéria-prima e `a mão de obra e R$ 70 à doação, fazendo com que sobrasse R$ 11 de lucro para a marca. Ainda assim, as críticas continuaram e a Osklen retirou as máscaras da loja, deixando de divulgar a ação.

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