Esta campanha está viralizando só entre mulheres por um motivo muito importante

Não é de hoje que as mulheres estão tentando se unir em prol da segurança nas ruas. Um dos primeiros movimentos foi o “Vamos Juntas?”, cuja proposta é que as mulheres se juntem para fazer o mesmo caminho e não andem sós, o que as expõe a assédio.

Agora outro movimento que também presa pela segurança feminina nas ruas está viralizando nas redes sociais: é a campanha pode pegar na minha mão.

Campanha pode pegar na minha mão

A campanha pode pegar na minha mão, que está viralizando nas redes sociais, tem como objetivo incentivar as mulheres a oferecer apoio umas às outras quando elas se sentirem ameaçadas nas ruas.

“Se alguma mulher que está andando sozinha pela rua e se sente ameaçada, pode pegar minha mão sem vergonha e finja que me conhece a vida inteira. Caminhe ao meu lado, me diga o que está acontecendo e o que posso fazer para ajudar. Me uno”.

O aumento do número de feminicídios e violência contra a mulher no Brasil faz com que o medo de andar pelas ruas aumente.

No ano passado, o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) divulgou o balanço do Ligue 180, a Central de Atendimento à Mulher, que registrou 27 feminicídios, 51 homicídios, 547 tentativas de feminicídios e 118 tentativas de homicídios de janeiro a julho de 2018.

Enquanto não houver segurança suficiente, campanhas como essas se fazem necessárias.

O movimento teve início no mês de janeiro e várias mulheres já aderiram. Veja algumas:

https://twitter.com/dumalmeida/status/1090616443513778178

Direitos das mulheres