Estacionar o carro engatado é ruim? E deixar as rodas esterçadas? Mecânica explica tudo

Muitos motoristas têm o habito deixar o carro engatado na hora de estacionar. A prática se justifica porque a primeira marcha é mais pesada do que o ponto morto, o que ajudaria o carro a ficar mais seguro. Mas, será que o hábito não pode causar algum dano, assim como dirigir com o pé na embreagem

De acordo com a mecânica Mariane Abramosky, a prática não é prejudicial. “O único problema é quando você se esquece de desengatar o carro e ele dá aquele pulinho para frente. Se tiver um carro estacionado bem perto, pode acabar batendo e causando algum prejuízo”, explica. Para não correr este risco, é só colocar o ponto morto antes de dar a partida.

Apesar disso, vale lembrar que o freio de mão, usado do jeito certo e em bom estado de conservação, garante que o carro fique paradinho em qualquer lugar, inclusive em descidas. 

Volante e rodas esterçadas

Já deixar o carro estacionado com as rodas esterçadas pode sim causar um problema em longo prazo. “Ao esterçar as rodas, você está forçando todo o sistema de direção do veículo e provocando um desgaste excessivo”, afirma a profissional.

Esterçar o volante com o carro parado tem um efeito parecido e também não é indicado. “Quando o carro está em movimento, você vira as rodas, mas sem tanta pressão. Quando movimenta o volante com o carro parado, está trabalhando apenas em cima do pneu”, esclarece.

Para evitar problemas deste tipo, além de tomar os cuidados no dia a dia, Mariane afirma que fazer a revisão anual é a melhor saída. Na revisão, o mecânico checa todos esses detalhes e desgastes que você não percebe, mas que podem causar um grande estrago com o passar do tempo.

“Se você tiver que consertar alguma coisa que quebrou por falta de revisão, pode acabar gastando quatro ou cinco vezes mais do que gastaria na prevenção, sem falar da falta de segurança, principalmente na hora de pegar a estrada”, finaliza. 

Que nota a sua baliza merece? Descubra se você é 10 neste quesito