A máxima de que rir é o melhor remédio pode parecer um simples conselho banal para tentar ignorar os problemas e superar falhas e obstáculos pessoais. O bom humor, no entanto, tem efeito poderoso nas relações de amizade e até mesmo amorosas.
Quem tem a capacidade de rir de si mesmo e das situações difíceis normalmente sabe lidar melhor com os desafios da vida. A ajuda vem até mesmo de um fator físico: o riso comprovadamente desencadeia a liberação de hormônios do bem-estar, promove a redução do estresse e melhora o funcionamento do sistema imunológico.
Como o riso pode melhorar a relação amorosa

Todo mundo, obviamente, prefere se relacionar com uma pessoa bem-humorada, mas poucos sabem que o hábito de dar risadas pode ser determinante para garantir a felicidade em um namoro ou casamento. E quem diz isso é a ciência.
De acordo com um estudo da Universidade Luterana de Halle-Wittenberg, na Alemanha, feito com 50 casais heterossexuais, o riso tem um efeito bastante positivo nas relações amorosas, especialmente entre as mulheres.

A pesquisa mostrou que elas relataram com mais frequência que tendiam a ficar satisfeitas com seu relacionamento e se sentiam mais atraídas por seu parceiro quando o bom humor estava presente na união. O levantamento descobriu ainda que casais que riam de si mesmos tinham maiores níveis de satisfação sexual.
Pessoas que sabem rir de si mesmas normalmente aceitam melhor as próprias falhas e não sofrem com defeitinhos insignificantes que, para outros, podem ser estressantes. Além disso, quem costuma ser bem-humorado tende a ser mais compreensivo, solidário e, consequentemente, atrair companhias mais agradáveis.
O riso e o bom humor também é fundamental para a vida sexual. Parceiros que sabem se divertir na hora do sexo, sem encanações, tabus ou vergonha têm maiores chances de manter a leveza nas relações.
Rir e encarar a intimidade de forma bem-humorada ainda abre mais portas para experimentação e exploração de fetiches, uso de brinquedos eróticos e outras práticas sensuais que apimentam o relacionamento e ampliam a sintonia a dois.
Relacionamentos amorosos
- Lenda do fio vermelho mostra por que você achará a “alma gêmea“
- 6 conselhos sábios que podem salvar um casamento do divórcio
- O que você mais admira no parceiro é o que causará briga no futuro