Se chás calmantes, meditação e técnicas de respiração não estão sendo mais úteis para driblar a insônia e você não quer apostar em medicamentos para dormir, saiba que existe um método científico que pode fazer com que o sono chegue em apenas 5 minutos: escrever em um diário.
Fazer um diário ajuda a combater insônia
De acordo com um estudo publicado pelo Journal of Experimental Psychology, fazer anotações em um diário ajuda a dormir imediatamente. Mas o que contribui para o descanso é escrever sobre suas metas para o futuro, e não sobre o que você realizou durante o dia.
No trabalho científico, que envolveu de 57 jovens adultos, os estudiosos descobriram que escrever listas de tarefas em vez de fazer anotações sobre metas completas ajudou as pessoas a adormecerem uma média de nove minutos mais rápido do que o habitual.
A explicação é simples: o ato de escrever à mão algo em um papel permite relaxar e descarregar o turbilhão de coisas que passa por nossa mente ao longo de todo o dia. As anotações funcionariam como um botão de pausa para as preocupações que insistem em permanecer no cérebro.
Como resultado, podemos diminuir a excitação cognitiva e a ansiedade que geralmente são as principais barreiras responsáveis por nos manter acordado e rolando na cama à noite, sofrendo com a dificuldade em pegar no sono.
Importância do sono para a saúde
- Dormir mal pode encolher seu cérebro e causar 6 problemas de saúde
- Ter muita dificuldade para dormir pode ter ligação direta com a depressão
- Dormir pouco é ruim, mas dormir demais também prejudica sua saúde