Falta de paciência, irritabilidade: por que ficamos tão esgotados no final do ano?

O período era para ser de descanso e comemorações, mas invariavelmente provoca grande estresse, ansiedade e irritabilidade. Se a época de final de ano, recheada de festas familiares e colegas de trabalho, mexem com seu humor, disposição e paciência, saiba que não está só. O fenômeno é bastante comum

Estresse de fim de ano: por que você fica cansado no período

Um dos principais motivos pela falta de paciência, irritação e cansaço que rondam o fim do ano é a quebra total de rotina. No trabalho, as metas precisam ser atingidas, existe certa correria para concluir as tarefas e, claro, invariavelmente surgem reflexão e expectativas sobre seu futuro profissional, especialmente se está insatisfeito.

É neste período também que somos estimulados a criar planos para o próximo ano e fazer listas de desejos e objetivos. O hábito pode servir para garantir impulso e dar “uma mexida” na vida, mas também pode causar grande ansiedade.

O orçamento também é observado com mais atenção e os gastos tendem a ser maiores. Você, além de tentar correr para fechar o ano sem dívidas, ainda precisará fazer contas para comprar presentes, planejar viagens e organizar festas.

Shutterstock

O fim de ano também é normalmente marcado por reuniões familiares que, para muitas pessoas, pode ser sinônimo de irritabilidade e falta de paciência, especialmente quando a relação com os parentes nem sempre é a mais agradável.

Se você tem filhos, terá que pensar sobre custos extras com reservas de matrículas, além de tentar resolver o que fazer com a agitação dos pequenos durante as férias, idealizando passeios ou maneiras de mantê-los entretidos.

Sintomas do esgotamento de fim de ano

Além do cansaço físico provocado pelo excesso de tarefas extras que vão exigir mais do corpo, sua mente também poderá sofrer grande impacto durante o período. Fadiga exagerada, falta de concentração, dores de cabeça constantes, distúrbios de sono, tontura, alterações digestivas e até mesmo tremores e falta de ar são alguns dos sinais comuns do esgotamento.

Os sintomas devem ser observados e, caso permaneçam por longos períodos, mesmo após o período de festas, precisam ser levados a um profissional de saúde para evitar maiores comprometimentos.

Como identificar e evitar o estresse