Muitos casamentos são marcados por uma mudança significativa na vida sexual. A rotina, as responsabilidades, a falta de tempo e até a comodidade, em alguns contextos, acabam tomando mais espaço na relação, diminuindo ou até tirando o sexo do palco principal.
Mas alguns casais que vivenciaram essa diminuição nas relações sexuais, buscam inseri-las de novo no casamento, e nesses casos, é bom ter em mente que a forma de fazer isso não está apenas entre quatro paredes.
Como voltar a ter relações sexuais no casamento
O romance
Romance, de acordo com terapeuta sexual Shannon Chavez, não é um pré-requisito para experiências sexuais positivas. Sexo sem romance pode ser fisicamente estimulante, prazeroso e eufórico, mas o sexo com romance aprofunda a experiência por envolver uma conexão emocional intensa. O romance pode afetar o sexo ao despertar sentimentos de segurança, amor e união.
Gestos que ajudam a recuperar a vida sexual
Além de recuperar o romantismo, que pode ser um grande estimulante sexual, outras três atitudes podem ajudar nessa tarefa quando os dois se esforçam.
Sem clichê
Nada de flores e chocolate. Tome um tempo para pensar nas pequenas coisas que fariam exclusivamente seu companheiro ou companheira feliz.
Acima da média
Faça seu parceiro ou parceira se sentir especial. Use datas corriqueiras para elaborar algo acima da média, algo dramático. O romance é extravagante.
Surpresa e sedução
Ser romântico dá trabalho, mas não o tipo de trabalho que imaginamos. É o tipo de trabalho que conduz a momentos de excitação e paixão. Faça um esforço para desfrutar do processo que o romance permite ao lado do companheiro.