Ficar com o pé na embreagem estraga a peça? 3 sinais de que há algo errado

por | set 22, 2016 | Comportamento

Muitas pessoas têm o hábito de dirigir com o pé apoiado na embreagem e acreditam que o alerta de que a prática estraga a peça é apenas um mito. Mas será que é mesmo?

“Quando você fica com o pé apoiado na embreagem, mantém esse sistema acionado o tempo todo, o que aumenta muito o desgaste do disco”, esclarece a mecânica Mariane Abramosky. Com o passar dos meses, esse desgaste gera folgas internas do motor e pode fazer com o sistema inteiro seja trocado.

Sabe aquela encostadinha inocente que você dá no pedal quando o farol fecha para descansar o pé? Ela também é prejudicial. “Só de tocar o sistema já é acionado. É claro que não é como se você pisasse fundo, mas esse conjunto é muito rápido. Qualquer toque é o suficiente para a embreagem começar a tocar a caixa do motor e gerar um desgaste”, explica.

Parar nos semáforos e segurar o carro engatado com o pé no freio e na embreagem também não é uma boa ideia. Prefira deixá-lo em ponto morto e usar apenas o pedal do freio ou o freio de mão.

Sinais de desgaste na embreagem

Segundo Mariane, três sinais indicam que pode haver um problema no sistema. “Esses sinais podem aparecer quando a embreagem está desgastada, mas para saber o que está acontecendo de verdade, tem que passar no mecânico. Só depois de uma avaliação completa a gente pode identificar o problema”, ressalta.

Embreagem pesada: quando o pedal fica mais duro e difícil de acionar.

Carro trepidando: o carro treme a cada troca de marcha.

Carro patinando: na hora de arrancar, você pisa, mas o carro não responde e fica patinando, apesar do barulho do motor.  

Como usar a embreagem do jeito certo

Para evitar o desgaste prematuro da embreagem, é preciso usar o pedal do jeito certo. Ele só deve ser acionado:

  • Ao trocar de marcha;
  • Segundos antes de parar o carro completamente. Primeiro você pisa no freio, deixa o carro perder velocidade e só pisa na embreagem para a frenagem total e acionamento do ponto morto;
  • Na hora de arrancar para encontrar o ponto da embreagem. 

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