Futebol pra elas

Os homens costumam dizer que futebol é coisa pra macho, principalmente se for pra jogar. Nós crescemos ouvindo isso e detestando o esporte. A maioria das mulheres que conheço passou a vida tentando disputar com o futebol a atenção do companheiro. Odiando a concorrência. Bobagem, burrice nossa. Infelizmente a verdade é que quase nenhum homem troca seu joguinho por sua mulherzinha, seja a “pelada” ou o jogo do seu time pela TV. Nunca! E muitas mulheres insistem em não querer aceitar isso. Meninas, já que não podemos vencer o inimigo… vamos nos interessar um pouco pelo o assunto.

Vamos analisar a situação: é preferível assistir futebol, comentar sobre o “chororô” do fulano e sobre “o créu” do beltrano do que ficar estressada com as desgraceiras que nossos jornais trazem todos os dias. Este último mês é um exemplo perfeito. Não agüento mais o sofrimento que me causa o caso Isabella. Então, mulheres, o futebol é um ótimo refúgio. Além de que, você se interessando, vai surpreender o marido, namorido, amante ou ficante. Sem falar naquele colega interessante que nunca te deu a mínima… E ainda vai poder dar seus “pitacos inteligentes” naquelas rodinhas de gatos sarados da academia. Se liguem no futebol e verão o mundo novo que se abrirá para vocês.

Vou falar aqui dos diversos campeonatos que estão sendo disputados no Brasil. Explicando algumas regras e os porquês de alguns acontecimentos

Nossa proposta aqui não é ensinar futebol a ninguém, mas sim dar umas dicas. Falar sobre o esporte, de uma maneira fácil, de mulher pra mulher. Assim, você vai acabar sendo incluída, com certeza, nos programas futebolísticos dele.

Pra começar, aí vão umas dicas bem legais:

– Por favor, se resolver ver futebol com ele, não comece a falar de outros assuntos, fazer DR (discutir relação). Isso é mortal. Acaba com sua carreira de especialista e torcedora, antes de começar.

– Não pergunte quem é o cara de preto ou amarelo (Juiz), ou qual a cor da camisa do time dele. Isso dá pra se informar antes.

– Não confunda o lado do campo que o time dele tem que atacar. Você vai acabar torcendo pro time adversário.

– Se você não precisar das três primeiras, por favor, não comece a gritar, com medo de seu time tomar um gol, quando o adversário ainda estiver com a bola no meio de campo.

– Não fique torcendo contra o time dele. Para ser contra, tem que entender muito. Se não, você não terá argumentos pra rebater.

– Não fique pedindo pênalti em qualquer falta. Pênalti só acontece dentro da grande área.

Para iniciar, está de bom tamanho. Vamos aos poucos.

Vou falar aqui, semanalmente, dos diversos campeonatos que estão sendo disputados no Brasil. Explicando algumas regras e os porquês de alguns acontecimentos. Também vou falar sobre jogadores e times do exterior, já que o Brasil é exportador de craques. Os homens adoram ver aqueles campeonatos europeus, domingo pela manhã. Dessa forma, você também vai saber que o Drogba é um jogador do Chelsea, time inglês, e não uma droga de bar que ele foi.

Campeonato Brasileiro

Começou o Campeonato Brasileiro. Ainda meio sem graça, porque os times que estão disputando a Copa Libertadores (informações no explicadinho para meninas) e Copa do Brasil estão jogando o Brasileiro com times mistos, reservas e até reservas dos reservas. Sem muitas emoções ainda e com muitas faltas.

Corinthians

Com o novo hit, em cima da música “Amigo” de Roberto e Erasmo, a torcida do Corinthians vem animando a boa fase do time. Rebaixado o ano passado pra segunda divisão do Campeonato Brasileiro, depois de ser abandonado pela misteriosa parceria.

Sem dinheiro, sem credibilidade, contando somente com o fiel amor de sua torcida, os novos dirigentes contrataram um excelente técnico, Mano Menezes, que discretamente (se alguém pode ser discreto no Corinthians) foi montando o novo time. Fez um campeonato Paulista bem razoável e agora já está nas semifinais da Copa do Brasil, a dois passos de uma vaga na Copa Libertadores. Na série B já mostrou que tem tudo pra voltar para série A, em 2009.

A volta por cima

Muito legal a recuperação do jogador Adriano, o Imperador, apelidado assim pelos italianos de Milão. Deu certo a recuperação proposta pelo São Paulo. Fazendo gol, com a vida pessoal parecendo calma, Dunga, técnico da Seleção Brasileira, não tinha mais desculpas. Convocou Adriano para os próximos jogos da Eliminatórias da Copa do Mundo.

Explicadinho para as meninas

Aqui darei o máximo de explicações possíveis. Sei que irei errar, tanto por omissão quanto por excesso. Mas, como sou corajosa, vamos lá. Mande suas dúvidas e perguntas. As mulheres que sabem muito de futebol, por favor não me odeiem.

Copa Libertadores – é um campeonato realizado entre vários times da América do Sul e convidados, como o México. O Brasil tem cinco vagas (uma para o campeão da Copa do Brasil e quatro para os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro). É bem difícil conseguir uma vaga. E todos querem jogar a Libertadores. Além de financeiramente ser muito bom para os clubes, o campeão tem o direito de jogar o Mundial de Clubes no Japão.