Sonhando com a maternidade a vida toda, Gal só foi mãe após os 60: Gabriel foi seu grande amor

por | nov 9, 2022 | Comportamento

Nas muitas entrevistas que deu ao longo da carreira, a cantora Gal Costa deixava claro com certa frequência que tinha um grande sonho de ser mãe. Com o passar dos anos, porém, ela descobriu que não seria possível realizar isso de forma convencional – e, apesar de ter passado por vivido algumas decepções pelo caminho, sua jornada teve um final feliz quando, aos 60 anos, ela finalmente conheceu o tão diferenciado amor de mãe.

Gal Costa foi mãe aos 60 após história de luta para ter filho

Com o grande sonho de ter um filho, Gal Costa tentou engravidar naturalmente ao longo da vida, mas, durante o processo, descobriu que não poderia gerar uma criança. Conforme contou em entrevista ao “ Conversa com Bial” (Rede Globo) em 2017, ela afirmou que tinha um problema nas trompas (estruturas percorridas pelos óvulos quando são liberados pelos ovários, para que eles cheguem ao útero) e, por isso, engravidar naturalmente era impossível.

Gal Costa e o filho, Gabriel, em 2013
Rogério Fidalgo/AgNews

As decepções, no entanto, não pararam por aí. Mesmo com o problema nas trompas, é possível realizar um processo de fertilização in vitro (FIV), no qual os óvulos são colhidos e fecundados em laboratório para que se possa implantar o embrião no útero. Para Gal, porém, isso também não foi uma opção. “Minha ovulação estava ruim, não podia nem fazer in vitro”, afirmou a cantora na mesma ocasião.

Além disso, a cantora afirmou também que, perto dos 42 anos, pensou que a situação havia mudado conforme sua menstruação começou a atrasar. “Minha menstruação falhando e eu achando que seria uma possível gravidez… Tudo mentira”, pontuou ela, explicando o motivo da falta de regularidade. “Eu tive uma menopausa precoce, com 42 anos já estava entrando na menopausa”, afirmou.

Tudo isso, segundo ela, a fez se distanciar um pouco do sonho de ser mãe visando evitar mais decepções. “Depois que eu soube que não podia ter, ignorei. ‘Ah, criança é chata!’. Não ligava”, disse ela em entrevista dada ao programa “ Saia Justa” (GNT) em 2016. A vontade, conforme contou Gal, só retornou devido a uma reportagem que a horrorizou.

“Estava assistindo a uma mulher que tinha jogado uma criança em um saco preto, dentro de uma lagoa… Achei aquilo uma coisa horrorosa. Liguei para uma amiga que é jornalista e falei: ‘Quero cuidar dessa criança’”, relembrou a cantora, que, como não pôde adotar a criança em questão, iniciou o processo de buscar seu futuro filho ou filha. Foi neste momento que, no Rio de Janeiro, ela encontrou Gabriel.

Conforme relembra a cantora, o encontro dos dois se deu quando Gabriel tinha apenas um ano e dois meses de vida – e foi amor à primeira vista. “Quando o vi, achei a cara da família do meu pai. Me encantei por ele. No dia seguinte, fui buscá-lo”, declarou ao “Saia Justa” a mãe do jovem, que hoje tem 17 anos e foi, durante praticamente 15 anos, o grande amor da vida da cantora.

“Quando ele dorme, eu olho e falo: ‘Nossa, que amor que eu sinto por aquela criança’. É um amor imenso, não existe esse amor’”, descreveu a cantora, que já frisou nunca ter aceitado o título de “filho adotivo” para Gabriel. “Quando descrevem ‘o filho adotivo da Gal’, eu não gosto. Não existe isso! É filho e acabou”, afirmou Gal, revelando ainda o quão bem ambos conviveram com a questão da adoção.

“Na primeira oportunidade, contei a ele, e de forma espontânea.Ele estava no meu colo, bastante pequenininho, e teve uma cena de parto, a criança saiu suja de sangue. Ele olhou aquilo e falou: ‘Ai, mamãe! Sujo de sangue? Eu também nasci assim?’. Falei: ‘É, filho, todo mundo nasce sujo de sangue’. E aí contei a ele, tomei a iniciativa, disse que ele não tinha nascido da minha barriga. Foi muito natural”, contou.

Com a morte da cantora aos 77 anos, Gabriel não tem mais a companhia da mãe, mas o laço construído pelos dois desde muito cedo certamente permanece. Discreta, a cantora não mostrava muito da intimidade em família, mas já chegou a revelar momentos fofos ao lado do filho – que, segundo ela, sempre foi muito amoroso. “Ele é tão cuidadoso comigo… Chego do estúdio e ele pede McDonald’s para mim”, contou Gal a Bial, arrancando risos de todos.

Gal Costa