O segredo de uma receita de sucesso está nos detalhes. Ingredientes de qualidade podem dar uma ótima contribuição, mas o diferencial é o toque único do chef. Aquele tempero especial que passa a sensação de estar diante de um pedaço do paraíso. Da mesma forma, você deve agir com o seu carro. Para garantir que ele funcione bem, a fórmula é manter as revisões e a troca de óleo em dia. Mas há um elemento que certamente vai fazer a diferença no desempenho do seu automóvel. No vocabulário gourmet, seria chamado de “pièce de résistance”: a Gasolina Podium.
A gasolina com a mais alta tecnologia da Petrobras, disponível nos postos com a bandeira BR Petrobras, é considerada um combustível top. Para conseguir o carimbo premium da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o combustível deve ter no mínimo 91 octanas em sua formulação. A linha Podium da Petrobras garante ao consumidor uma octanagem acima de 95, ou seja, qualidade ainda superior ao premium.
Mas, afinal, o que é octanagem? A coordenadora de qualidade de produtos automotivos da Petrobras, Izabel Lacerda, explica: ” As octanas são responsáveis pela combustão correta da gasolina no motor, impedindo a detonação precoce, que pode gerar as famosas batidas de pino“. Essas batidas, de nome técnico pré-ignição, podem diminuir drasticamente a vida útil do motor e de outras peças, como velas e catalisador, além de aumentar os depósitos de resíduos. “Um combustível com maior octanagem contribui muito para o desempenho e para a manutenção do bom estado do motor, nos veículos que requerem gasolina de alta octanagem”, complementa Izabel.
Com maior octanagem, a Gasolina Podium garante um desempenho superior. ” Você sente uma melhor resposta do motor nas retomadas de velocidade e na força do carro”, diz a especialista. No ambiente urbano, para quem está acostumado com o trânsito lento, a diferença poderá ser sentida em situações que exigem mais do veículo. “Em ladeiras, por exemplo, ele se sairá muito melhor”, destaca a coordenadora de qualidade.
A linha Podium da Petrobras também foi concebida para emitir menos poluentes, preocupação recorrente na pauta da mulher moderna. ” A gasolina Podium possui no máximo 30 ppm (parte por milhão) de enxofre, enquanto as demais gasolinas no mercado podem apresentar valor máximo de até 1000 ppm“, compara. “Além disso, recebe também um pacote de aditivos que confere ao motor maior proteção, reduzindo gastos com manutenção”, ressalta.
Se você está programando uma viagem, a Gasolina Podium pode assegurar um percurso mais tranquilo. “Ao sair do ambiente urbano, onde a Podium emite menos poluentes do que os outros, a diferença de desempenho do carro é nitidamente superior. Ao pegar a estrada, é comum observarmos pessoas buscando um melhor rendimento do motor”, observa ela, que recomenda o combustível para todas as categorias: ” Nos esportivos, o motor está preparado para o excelente desempenho que a Podium pode proporcionar. Até mesmo os mais modestos podem se favorecer da alta octanagem. Os novos carros populares já vêm com motores com alta taxa de compressão para comportar os inúmeros acessórios”, conclui.
Você tem mais alguma dúvida sobre combustíveis? Fala com a gente!