Um grupo da rede social Reddit chamado Thinner Beauty (“Beleza Magra”) tem criado polêmica na internet ao pregar um padrão de beleza restrito à magreza e em “prol da saúde”. Na página, o grupo afirma: “aqui queremos estimular hábitos de vida saudáveis e fazemos isso mostrando o quão mais bonitas as pessoas poderiam ser se fizessem mais esforço para cuidar do corpo”.
Leia também:
Ensaio contra “gordofobia”: fotos de mulheres gordas buscam incentivar orgulho pelo corpo
Fotos de modelos sem Photoshop alavancam vendas de marca de lingerie
Vídeo derruba estereótipos e msotra mulheres reais praticando exercícios
Para isso, o grupo pede que o usuários alterem digitalmente fotos de pessoas com obesidade ou sobrepeso e as deixem magras. Anônimas e famosas já foram “editadas”, entre elas as cantoras Adele e Selena Gomez e a atriz Rebel Wilson.
O Thinner Beauty afirma não querer discriminar, nem promover ódio contra pessoas com sobrepeso, mas os usuários que enviam as imagens fazem comentários como “peixe-boi ou sereia?”, “de grotesca à linda”, “bloqueando a paisagem versus melhorando a paisagem”, entre outras ofensas. O grupo tem também um perfil no Instagram (@project_harpoon) em que publica as imagens editadas.
Confira as imagens editadas pelos usuários da página.
“Se você é uma feminista, devia, pelo menos, estar em forma para ir aos protestos sem ficar entalada na garagem”, diz a legenda.
“Tess poderia ser uma inspiração para jovens e impressionáveis mulheres que têm problemas com seu peso” , diz o usuário.