Grupos de carona de carro

Já pensou poder ajudar a reduzir a emissão de poluentes, desafogar o trânsito e, de quebra, aumentar o número de vagas para estacionar? Então, leve um (ou mais) carona! Pois é, quantas vezes durante um congestionamento você olhou para o lado e viu apenas o motorista dentro de um automóvel que caberia, no mínimo, cinco pessoas? E você, estava acompanhado?

Para quem nunca pensou em dividir o carro, essa pode ser uma boa opção para economizar com a manutenção do seu automóvel ou fugir dos típicos problemas relacionados aos transportes públicos das grandes cidades. Mas será que esse esquema funciona mesmo? Sim, o sistema de carona solidária é bastante funcional  e, hoje, já existem alternativas bem interessantes para você montar grupos ou compartilhar sua jornada.

Atualmente algumas empresas e instituições de ensino já oferecem ferramentas para organizar grupos de carona internos, como os sites Caronetas, Carona Brasil, Caroneiros ou Unicaronas. O último, voltado para estudantes, reúne mais de 5 mil usuários de universidade paulista possui uma ferramenta bem interessante, na qual você checa a reputação do colega e evitar atrasos e furos.

Agora, para os mais seletos uma boa opção é criar um sistema personalizado com base nos seus contatos e-mail, usando esses endereços para gerenciar e ofertar carona e divulgar trajetos.