Crédito: Thinkstock
Os pneuzinhos são o pesadelo de qualquer dieta, não é mesmo? Ao contrário, os pneus originais, aqueles que envolvem as rodas dos nossos carros e não ficam na cintura, estes são os nossos salva-vidas. Mesmo se você comprar o melhor carro do mundo, sem eles, nada sai do lugar. O mesmo rigor com que batalhamos para eliminar os pneuzinhos da silhueta devemos ter para manter aqueles outros, os que pertencem ao seu companheiro estacionado na garagem!
Leia também:
Vença o medo de dirigir com nosso curso online!
Qual farol usar em cada situação? Aprenda!
Dicas para financiar um carro novo
Portanto, mãos à obra. Os cuidados podem começar logo no ato da compra. “Na concessionária, o consumidor já pode verificar a marca, as especificações e os preços dos jogos de pneus que vêm junto com os automóveis”, diz Alexandre Moura, piloto de teste da Pirelli.
Sabe o sapato da cinderela, que só se encaixava no pé dela? Seu veículo também tem o seu sapatinho, ou melhor, o pneuzinho de cristal. “O próprio manual contém as informações para escolher o melhor pneu e as definições de calibragem”, destaca Flávio Santana, gerente de marketing da Michelin.Vamos às dicas?
Quando que eu tenho que calibrar?
A calibragem deve ocorrer semanalmente e atender a medida de pressão de acordo com a recomendação do fabricante do veículo. “Um pneu com 25% a menos de pressão durará menos da metade do que deveria durar”, diagnostica o gerente da Michelin. Uma pressão diferente da ideal pode mudar o comportamento do veículo, ao diminuir a estabilidade e a aderência em piso molhado, no caso do pneu vazio, e ao reduzir a aderência em piso seco no caso da alta pressão. “Existem diferentes calibragens para ocasiões diferentes, como, por exemplo, em viagens, quando o carro está com a carga máxima”, explica. “Não se esqueça de calibrar somente antes de pegar a estrada, com os pneus ainda frios”, complementa.
Quando eu tenho que olhar a suspensão?
A cada 10 mil quilômetros. Junto com o alinhamento, o balanceamento do conjunto roda e pneu também é importante. “Um veículo bem alinhado terá maior durabilidade dos pneus, melhor comportamento em curvas e maior segurança”, diz Flávio. Mas se, antes do prazo, você teve algum choque em buracos, pedras, meio-fio ou guias, é bom dar uma passadinha na oficina para observar os ângulos da suspensão. “Se aparecer um ruído nas curvas ou o volante tender para um lado também é hora de verificar o sistema”, recomenda.
Troquei o pneu pelo estepe, devo olhar a suspensão?
Se o caso foi por conta de um pneu furado, fique tranquila. Certifique-se de que realizou a troca de maneira adequada. No entanto, se você trocou o jogo de rodas ou colocou pneus de dimensões diferentes das originais é importante fazer o alinhamento. “Os pneus são diretamente responsáveis pelo desempenho do carro. Se você trocar o jogo de rodas e pneus, o carro poderá ter suas características originais alteradas”, ressalta o piloto de testes da Pirelli. Os pneus são responsáveis, segundo ele, tanto por diminuir o impacto quanto para dar resposta ao motor. Por isso, trazem diferenças. “Os pneus para aros mais esportivos, por exemplo, melhoram o desempenho do motor, mas, ao mesmo tempo, diminuem o conforto e aumentam o consumo de combustível”, justifica.
O que significam os números escritos nos pneus?
Além dos aros das rodas, os pneus contêm uma numeração extensa na sua bandagem externa. “Todos aqueles números obedecem a uma norma internacional”, conta Flávio Santana. Tome um pneu 175/70R13 82T, exemplifica ele. Os três primeiros representam a largura em milímetros (175). Após a barra, o número representa a porcentagem da altura em relação à largura do mesmo (70% no caso). A letra R é de radial. “Hoje, todos os pneus no mercado para carros populares são de pneu radial”, lembra o especialista. Os dois últimos números e a letra fazem parte de um índice de peso (82= 475 kg) e desempenho (T= 190km/h).
Descarte de pneus
O descarte de pneus é uma parte tão importante quanto a compra. “Nossas lojas fazem parte do programa Recicla-ANIP, em que todos os pneus descartados são reciclados e se tornam matéria-prima para a indústria da construção”, afirma Flávio. Na hora da troca do pneu, fique atenta se a loja possui algum programa de reciclagem e descarte ecológico.