A ex-atriz Cecília Dassi fez bastante sucesso com atriz. Ela começou a atuar com apenas 6 anos e seu primeiro papel na TV foi como Sandrinha, na novela “Por Amor”, exibida entre 1997 e 1998, pela Globo. Mas embora tenha conquistado o público, ela não seguiu a carreira artística.
Pouco tempo depois de concluir o ensino médio, Cecília decidiu abandonar as telinhas para cursar psicologia e hoje, como psicóloga, ela tem feito um trabalho muito importante, ajudando as pessoas durante a pandemiae conscientizando sobre problemas atuais.
Cecília Dassi: transição de atriz para psicóloga
Cecília Dassi foi um grande sucesso quando interpretou a personagem Sandrinha, em “Por Amor” e depois de trabalhar na trama de Manoel Carlos, ela passou por outras novelas e chegou a fazer cinema.
Ela também esteve nos elencos de “O Beijo do Vampiro” (2002), “Alma Gêmea” (2005), “Sete Pecados” (2007), “Três Irmãs” (2008) e “Viver a Vida” (2009).
Foram 16 anos trabalhando na TV Globo e além de trabalhar em várias novelas, ela também foi apresentadora da finada “TV Globinho” de 2004 a 2005 e em 2012, interpretou Nazinha no longa “Gonzaga: de Pai pra Filho”.
Em 2016, o contrato de Cecília com a Globo foi encerrado e ela decidiu prestar vestibular. Em entrevista ao VIX, ela contou que sempre teve curiosidade em estudar o comportamento humano e, por isso, escolheu cursar psicologia.
Hoje, a ex-atriz e psicóloga é reconhecida nas redes sociais, onde costuma compartilhar conteúdos sobre conscientização da saúde mental.
Trabalho de conscientização e apoio durante a pandemia
Durante a pandemia, Cecília tem usado seu perfil do Instagram para falar sobre problemas atuais, que afligem o ser humano, como ansiedade, depressão e autoestima.
https://www.instagram.com/p/BfqrPTqH9bK/
Pressão estética
Em um de seus vídeos ela fala sobre pessoas que se submetem a procedimentos estéticos que não dão certo e acabam gerando ainda mais dor e insatisfação estética para a pessoa.
Cecília conta que, nesses casos, as pessoas criticam e chegam a afirmar que não precisava, mas esse tipo de comentário não ajuda em nada.
“Ela também deve estar se perguntando por que se colocou naquela situação, também deve estar sentindo que o que ela está passando é pior do que era o ‘defeito'”, afirmou.
https://www.instagram.com/p/CLaduqDFJ5q/
Além disso, ela levantou uma reflexão sobre quem precisa passar por isso: “Quando alguém vê uma barriga, um seio ou uma barriga dentro do padrão e diz ‘poxa, não precisava’, então quem está fora do padrão precisava passar por aquilo? Precisava correr riscos?”.
Enquanto gravava o vídeo, ela usou um filtro do Instagram que diz: “Não é normal se odiar sem filtro”, trazendo mais um alerta sobre a dificuldade de se aceitar.
Síndrome pós-covid e saúde mental
A pandemia do novo Coronavírus tem gerado bastante insegurança, já que a doença ainda está sendo estudada e as consequências pós-vírus são descobertas na prática.
https://www.instagram.com/p/CKCxYLHFvj9/
Por esse motivo, Cecília fez um vídeo falando sobre a Síndrome pós-covid e saúde mental, que são sintomas psicológicos que algumas pessoas apresentam mesmo após se recuperarem do vírus.
Apoio psicológico gratuito ou com valores reduzidos
Entretanto, nem todo mundo tem condições de arcar com os custos de um tratamento psicológico seja por sintomas gerados pela Covid-19 ou por qualquer outro motivo.
Por isso, depois do vídeo em que fala da Síndrome pós-covid, Cecília Dassi decidiu reunir uma série de clínicas e profissionais que fazem consultas gratuitas ou com valores reduzidos. Além de indicar artigos médicos e podcast que falam sobre a Síndrome.
Esse trabalho da atriz foi até compartilhado por um outro perfil do Instagram, chamado Um Socorro à Meia Noite, que é uma Plataforma de Conteúdo desenvolvida para socorrer, conscientizar e apoiar mulheres, que lutam contra traumas devido a alguma violência:
https://www.instagram.com/p/CMsno4KLtH6/
Cecília comentou na publicação e após agradecer o compartilhamento, disse: “Importante avisar que criei um documento com mais indicações já que nem todas couberam no post, tá no link da bio do meu perfil!! Tudo para ninguém atravessar esse momento só”.