Passos práticos para fios alinhados e um desenho harmônico em suas sobrancelhas!
Ao longo das décadas, as sobrancelhas passaram por diferentes transformações. Já foram finíssimas e arqueadas, grossas e naturalmente desalinhadas e, hoje, vivem a era das mais espessas e retas, como as de Bruna Marquezine, com um estilo natural e minimalista.
Independentemente da tendência, cuidar da saúde e do desenho das sobrancelhas é o primeiro passo para realçar a sua expressão e beleza.
E, com alguns cuidados simples, é possível manter o formato e a saúde dos fios sem sair de casa.
Abaixo, a designer de sobrancelhas Lilian Vicentin reúne 5 dicas práticas para preservar o design, respeitar o formato natural e manter as sobrancelhas fortes e alinhadas.
Como fazer sobrancelhas em casa
1. Respeitar o formato natural

O desenho natural das sobrancelhas segue a estrutura óssea e o formato do rosto, por isso alterar demais pode comprometer a harmonia facial.
O ideal é retirar apenas os fios que realmente estão fora da linha, começando pela região entre as sobrancelhas e depois ajustando a parte inferior do arco.
2. Mantenha higiene e hidratação
Você sabia que a área das sobrancelhas também precisa de hidratação? Pois é! A dica é, primeiro, lavar a região diariamente com um sabonete facial suave, evitando o acúmulo de oleosidade e impurezas.
À noite, a hidratação é bem-vinda: óleos naturais, como o de rícino, ajudam a nutrir e fortalecer os pelos – que estimula o crescimento saudável.
3. Apare e alinhe com moderação

Aparar é um cuidado que deve ser feito com atenção: penteie os fios para cima com uma escovinha própria e corte apenas as pontas que ultrapassarem o formato desejado.
Esse processo mantém a aparência organizada sem deixar falhas. “Menos é mais: cortar demais pode deixar buracos visíveis e comprometer todo o desenho”, alerta a especialista.
4. Proteja e dê intervalos
Para que o formato das sobrancelhas se mantenha harmonioso e os fios cresçam de forma uniforme, é importante respeitar o intervalo de 15 a 30 dias entre as manutenções.
Isso porque intervir com muita frequência pode impedir que o desenho se estabilize e comprometer o resultado final.
5. Use as ferramentas certas

Para cuidar das sobrancelhas com segurança e precisão em casa, é importante contar com ferramentas.
São elas: uma tesoura de ponta fina própria para cortes precisos, um espelho de aumento, que amplia a visão e, de preferência, que tenha ventosas para manter as mãos livres e facilitar o trabalho, e, é claro, uma pinça para remover os fios.