Há uma crença de que mulheres solteiras e homens casados são mais felizes: é verdade?

Apesar de o casamento ser considerado um sonho maior entre as mulheres, alguns estudos indicaram no passado que aquelas que ficam solteiras são mais felizes que as casadas e que, entre os homens, o oposto é normalmente observado.

Para entender o fenômeno e saber o que é real na crença, a psicóloga Bella DePaulo reuniu em um artigo para o site Psychology Today uma série de pesquisas sobre o assunto. As teorias são bastante interessantes e podem até mudar seus conceitos.

Mulheres solteiras são mais felizes que as casadas?

istock

De acordo com a Bella, parte dos estudos que abordam o tema não mostra grandes diferenças confiáveis entre gêneros, mas as que indicam alterações revelam que que as mulheres lidam melhor que os homens com a vida de solteiro.

Um dos mitos sobre o casamento que foi definitivamente desmantelado é aquele que afirma que as pessoas casadas estão mais ligadas a outras e que são elas que mantêm as comunidades unidas. Na verdade, uma série de levantamentos mostram que os solteiros fazem isso mais do que os casados por manterem melhores laços com irmãos, pais, vizinhos e amigos.

Em relação às diferenças de gênero, porém, são inexistentes nesse aspecto e que o casamento seria igualmente susceptível a restringir as relações sociais tanto de homens quanto a de mulheres. As exceções tendem a ser apenas entre homens mais velhos, especialmente se estão desempregados ou possuem saúde debilitada.

ShutterStock

Um recente trabalho cientifico realizado entre idosos nos Estados Unidos descobriu que em várias maneiras importantes as mulheres têm uma qualidade de vida melhor do que os homens diante da solteirice.

As mulheres teriam mais tempo para perseguir seus próprios interesses quando vivem sozinhas, enquanto os homens têm mais tempo para fazer o que quiserem quando vivem com outra pessoa.

Há também algumas indicações de que as mulheres aproveitam melhor a solidão do que os homens. Segundo a especialista, não se sabe ao certo por que as mulheres às vezes são mais felizes quando vivem sozinhas, mas uma possibilidade é de que, sem parceiros afetivos fixos, elas não precisam desempenhar papéis e expectativas tradicionais.

Relacionamentos amorosos