História por trás do peso de Cleo Pires é inspiradora: todas as mulheres deveriam saber

por | nov 29, 2019 | Comportamento

Desde o início de sua carreira, Cleo foi imediatamente considerada um símbolo sexual. Eleita uma das mulheres mais sexy do Brasil, a atriz e cantora foi constantemente cobrada por sua aparência e a pressão para se encaixar em um padrão de beleza acabou afetando sua saúde física e mental.

Cleo enfrentou problemas com peso

Quando surgiu com o corpo diferente do que as pessoas estavam acostumadas a ver, após ter engordado 20 kg, Cleo teve que enfrentar uma série de críticas e comentários maldosos sobre seu corpo. O que as pessoas ignoravam é que a famosa sofria de compulsão alimentar.

Refém dos padrões estéticos, Cleo chegou a colocar em risco o próprio corpo para se manter magra. Em entrevista, ela confessou já ter tomado remédios que desencadearam depressão e ter sofrido bulimia quando morou fora do país.

Após todos esses sacrifícios para se “encaixar nos padrões”, a atriz desenvolveu compulsão alimentar e, de repente, se viu com 20 quilos a mais.

“Eu estive pressionada a me manter no padrão estético sufocante que esperavam de mim. São muitas marcas e muitos abismos”, afirmou. Confira o depoimento da famosa no vídeo abaixo:

mini:

Cleo fala sobre seu distúrbio alimentar

Cleo demorou muito para falar sobre seu distúrbio alimentar. A busca por um padrão de beleza estava acabando com sua saúde, mas, corajosa, decidiu abrir o jogo e aproveitar sua visibilidade para ajudar outras mulheres que sofrem do mesmo problema.

Lutando contra depressão e seu distúrbio alimentar, Cleo inevitavelmente ganhou alguns quilos, passou a ser duramente criticada nas redes sociais e os comentários afetavam sua autoestima. “Eu morria de vergonha, eu tinha medo de sair, de aparecer nos lugares. Porque parecia que eu estava fazendo um mal”, afirmou a atriz.

Em um post em seu perfil no Instagram, Cleo falou abertamente sobre as críticas em relação à sua aparência. Na época, escreveu:

“Chega um ponto que não dá mais pra naturalizar esses comentários, porque penso no tanto de meninas e mulheres que, assim como eu, sofrem com distúrbios alimentares e emocionais por conta desse padrão irresponsável, inalcançável e cruel, que é fortemente alimentado pela cultura, indústria e por um certo tipo de jornalismo que tende a comentar sempre de forma depreciativa quando alguém aparece com quilos a mais. Isso não é vergonha!”.

https://www.instagram.com/p/BzivLkPn36V/

Cleo Pires sofreu de gordofobia

Ao ser clara e direta sobre seu problema, Cleo se tornou vítima de “body shaming”, que tem na gordofobia uma de suas manifestações. Segundo a famosa, essa pressão influenciou ainda mais na maneira compulsiva de se alimentar.

Mas, como ela mesma disse, esses 20 kg a mais, independente da maneira como foram adquiridos, fizeram com que sua aparência mudasse, só que essa transformação não foi bem aceita por parte do público e até mesmo pelos fãs da atriz, que virou alvo de comentários preconceituosos.

A maneira como os outros chamaram a atenção para a mudança do corpo de Cleo fez com que ela ficasse com vergonha da própria aparência. Os comentários e insinuações também pioraram sua condição.

“Você fica mais compulsiva ainda, você come mais ainda. Daí você entra num rolo compressor de controle mínimo das suas emoções, das suas atitudes, parece um pesadelo!”

Em tratamento para “fazer as pazes com a alimentação”, a atriz reconhece e alerta que durante a compulsão “você não está comendo de uma forma saudável para o seu corpo, para você. Você está se machucando”.

Como Cleo combate a compulsão alimentar

Em entrevista ao “TV Fama”, da RedeTV!, Cleo contou que, na fase em que está, busca investigar a questão emocional que está por trás do distúrbio alimentar. Enquanto isso, ela fica longe de dietas rígidas.

A estratégia da cantora é acolher as questões que lhe incomodam e trabalhá-las de uma maneira mais humana. Além disso, dietas malucas ou produtos emagrecedores também não estão em seus planos.

Cleo revelou ainda que, atualmente, sua relação com a comida está mais saudável. “Não deixei de comer. Estou comendo menos e não compulsivamente. Estou em uma fase mais suave com comida e não estou viciada em nada”.

Além disso, a famosa afirma que passou a ligar menos para as críticas: “Eu não vou sentir vergonha do meu corpo, esteja ele do tamanho que estiver. Com plástica ou não. Está tudo bem com minha saúde, com minhas celulites, estrias e com o que mais que possa incomodar todo mundo”.

Relação de Cleo com o corpo