Hoje é o dia mais triste do ano: saiba mais sobre a data e venha sofrer também

Segunda-feira, por si só, já é um dia que carrega muita melancolia. Entretanto, a terceira segunda-feira do ano tende a ter esse sentimento ainda mais agravado. Não à toa, a data foi apelidada de ” Blue Monday” (ou “Segunda-feira Melancólica), o dia considerado mais triste do ano.

O “apelido” surgiu para caracterizar aquela sensação de angústia e inquietude, como por exemplo quando você olha várias vezes pela janela e, sem motivo aparente, se sente cansado e desmotivado. 

Dia mais triste do ano: por que é hoje?

Além da tradicional melancolia causa pelo início de mais uma semana de trabalho, outros fatores também podem influenciar a ocorrência da “Blue Monday” dependendo da região no planeta em que cada indivíduo está.

https://twitter.com/BBCEarth/status/952874324154896384

“A cura perfeita para a Blue Monday”

Janeiro, por si só, é um mês que está associado a uma série de dúvidas e ansiedades internas. O período marca o início de um novo ano e a necessidade – ou ao menos o desejo – de realizar algumas mudanças na vida, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Nesta época, também é preciso aprender a lidar com o desapego de eventos passados e que já não façam mais parte da sua vida atual.

Além do mais, o clima também exerce forte influência em nosso humor, e os países ao norte do globo estão no meio de um inverno rigoroso, tendo que restringir os passeios e os encontros por conta do frio intenso.

https://twitter.com/Disney_UK/status/952871782553456646

“Não deixe que a Blue Monday te coloque para baixo”

A data, que geralmente coincide com a terceira segunda-feira de janeiro, é calculada por meio de uma fórmula feita por uma empresa de viagens e um psicólogo, chamado Cliff Arnall, em 2005. 

A verdade é que a data foi escolhido como parte de uma manobra publicitária, mas acabou ganhando destaque nos meios de comunicação que, rapidamente, se sentiram atraídos pela combinação mágica de “ciência diz qual é o dia mais triste do ano”, algo que repercute até hoje.

*Traduzido do artigo escrito por Camilo Gandolfo, do VIX Espanhol

Curiosidades ao redor do mundo: