Ainda que a sociedade tenha avançado em questões relacionadas à comunidade LGBT nas últimas décadas, o Brasil segue como um dos países mais intolerantes e violentos com as pessoas que estão nela. Ao abordar isso durante o “Encontro”, Fátima Bernardes ouviu vários convidados sobre o assunto – mas foi um integrante da plateia que roubou a cena e acabou acolhido de forma linda por ela.
Rapaz gay se assume ao vivo
Após falar com pessoas como a cantora Preta Gil – defensora declarada da causa LGBT – e outros convidados sobre o quão necessário é mudar a mentalidade da sociedade em geral, Fátima abriu espaço para um rapaz que acabou surpreendendo a todos com sua declaração.
Além de relatar que já sofreu agressões físicas por ser gay, ele revelou que, até aquele momento, ainda não havia conversado com a mãe sobre sua orientação sexual. “Bom, Fátima, minha mãe me ama, minha mãe conhece meus amigos, eu tenho grande parte dos meus amigos que são gays, lésbicas, e eu não sou assumido claramente para a minha mãe”, disse, deixando todos, inclusive a apresentadora, de boca aberta.
Após alguns convidados exclamarem que ele estava se assumindo naquele momento, o rapaz voltou a falar. “A minha mãe respeita, ela dá conselhos, mas eu ainda não cheguei e falei: ‘Mãe, é isso, tá acontecendo isso, eu sofro disso desde a infância’. Meus amigos me respeitam, eu amo eles, e assim a gente vai convivendo, né?”, declarou ele.
Resposta de Fátima
Em seguida, Fátima foi muito carinhosa ao mostrar um lado “mãe” a todos e aconselhar o rapaz. “Olha, eu vou te falar como mãe. Eu acho que o coração dela sabe. Mãe conhece muito o filho. Talvez ela não tenha conseguido conversar com você sobre isso, mas certamente ela já demonstrou o amor dela e certamente, internamente, ela sabe o que se passa com você”, afirmou a apresentadora.
Conforme o rapaz concordou, Fátima continuou sua fala, dizendo acreditar na possibilidade de um papo esclarecedor entre ele e a mãe a partir daquela situação. “Talvez isso ajude hoje vocês a terem uma conversa mais bonita, mais franca, mais olho no olho e quem sabe dentro de casa você ainda vá se sentir mais confortável ainda pra enfrentar o que é tão difícil do lado de fora. Obrigada pela coragem, por ter vindo até aqui e falado sobre isso, viu?”, disse ela, sendo aplaudida por todos.