Um dos maiores nomes do vôlei no Brasil, Isabel Salgado morreu nesta quarta-feira aos 62 anos, e não foi só no esporte que o acontecimento deixou um enorme rastro de tristeza.
Diante da notícia, as redes sociais se encheram de homenagens à ex-jogadora, e as incontáveis histórias contadas sobre ela vieram desde as colegas de quadra e praticantes de outros esportes até políticos e artistas.
Homenagens à Isabel do vôlei tomam a web
Descrita pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como “uma das mais importantes e talentosas jogadoras brasileiras de vôlei”, Isabel Salgado morreu nesta quarta-feira e, com uma carreira que não se resume ao esporte, a atleta gerou comoção em várias esferas.
https://www.instagram.com/p/ClBqONkq1au/
Além do COB, que manifestou pesar pela notícia, e de colegas de Isabel nas quadras, que a homenagearam como grande inspiração, artistas e até políticos também deram adeus à ela de forma sensível.
Ex-jogadora olímpica de vôlei de praia, Adriana Samuel, por exemplo, dedicou belas palavras à Isabel. “Uma das minhas maiores inspirações no vôlei se foi hoje. Lembro que quando comecei a jogar, copiava tudo que ela fazia, desde o número da camisa até a bandana”, disse ela, afirmando que, após anos sem coragem de interagir com ela, acabou atuando lado a lado de Isabel no esporte. “Valeu, minha irmã! (Era assim que ela falava com todo mundo)”, agradeceu.
Já no meio artístico Isabel foi homenageada por inúmeros atores e atrizes, que a tinham tanto como inspiração quanto como amiga pessoal.
https://www.instagram.com/p/ClBrlyzrIeX/
“Tô triste demais, tô chorando pra caramba, o Rio tá chorando, o tempo fechou. Ipanema tá nublada, cinza, chovendo, chorando… Hoje não vai dar praia. Parece que nunca mais vai dar praia… Isabel era a praia. Totalmente a minha praia”, disse, por exemplo, a atriz Regina Casé, dando detalhes lindos sobre a grande amizade que tinha com a ex-jogadora.
“A gente se encontrava todo dia desde muito novinhas, risadas, barrigas, perrengues, filhos, alegrias… Viramos gente ali na areia. Mesmo já avós, eu caminhando, ela treinando suas crias lindas” Beijos, abraços, conversas aos gritos… Eu no calçadão, ela na rede… A coisa mais certa sempre foi pra mim Isabel na praia. Mesmo quando eu não ia, tinha na cabeça e no coração que ela já estava lá desde cedinho cuidando do mar pra mim”, disse a atriz, que expressou o luto de forma sensível.
“Vai ser assim pra sempre, quando eu caminhar por Ipanema vou sentir sua presença ali e quando eu não for, vou fechar os olhos e ver aquela gata gigante e absoluta cuidando pra que não desapareça de vez esse Rio de Janeiro que a gente sempre amou tanto… Todo meu carinho pras filhas e filhos e netos tão queridos”, escreveu a atriz.
https://www.instagram.com/p/ClBzl4fppU-/
Outra celebridade que se manifestou foi Cláudia Abreu, que relembrou os tempos nos quais se dedicava ao esporte no qual Isabel foi destaque.
“Isabel. A cara do Rio. Musa inspiradora desde quando eu jogava vôlei na adolescência. Quem não queria dar aquelas cortadas bombásticas da Isabel? Forte, independente, franca, voz corajosa nesses tempos sombrios, atleta pioneira, mãe de cinco filhos. Inacreditável”, lamentou Cláuda.
Já na mídia, Isabel foi homenageada por diversos jornalistas e apresentadores, como Joanna de Assis, Mariana Gross e Fátima Bernardes também expressaram sua tristeza com a partida da ex-jogadora. “Isabel, querida, que susto essa sua partida. Que inesquecível você é”, disse Mariana, que era amiga pessoal de Isabel. “Uma força da natureza em qualquer lugar que atuasse”, disse Joanna. “Daquelas atletas que não brilharam só nas quadras”, disse Fátima.
https://www.instagram.com/p/ClB9QZLuLAO/
E estes, inclusive, não foram os únicos âmbitos em que Isabel foi homenageada. Ainda nas redes sociais, diversos políticos lamentaram a morte da estrela do vôlei – até mesmo alguns com posicionamentos opostos aos dela.
Foi o caso, por exemplo, do deputado Coronel Salema (PSL), que deixou um belo adeus à ex-jogadora. “Nós, brasileiros, nos despedimos com mutia gratidão e admiração pelos seus feitos e conquistas”, escreveu ele.
Após participar ativamente da campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, Isabel chegou a ser anunciada como um dos nomes do grupo de esporte na equipe de transição do governo – e, com isso, também não deixou de ser homenageada pelo político do PT.
https://www.instagram.com/p/ClBeukqOI14/
Junto de uma foto em que aparecem juntos, Lula escreveu: “Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o espero, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino. Uma referência tanto na quadra quanto na praia”.
Veja mais homenagens à Isabel do vôlei:
https://www.instagram.com/p/ClB9hBVrDDA/
https://www.instagram.com/p/ClB_BOlupCT/
https://www.instagram.com/p/ClB65avum-L/
https://www.instagram.com/p/ClB0HajOMRB/
https://www.instagram.com/p/ClBmLV-rbiN/
https://www.instagram.com/p/ClBjEwxsc43/
https://www.instagram.com/p/ClBp1IEOSou/
https://www.instagram.com/p/ClBgatTroqA/