Insegurança de famosa com o corpo faz mulheres se identificarem e motiva debate

por | jan 29, 2020 | Comportamento

Uma foto postada pela apresentadora Renata Fan no Instagram virou assunto na internet e acabou motivando uma importante discussão sobre padrões de beleza irreais aos quais as mulheres se sentem pressionadas a corresponder.

Isso porque a imagem em questão mostra a jornalista de biquíni e, na legenda, ela fez questão de salientar que se sente insegura em relação ao corpo.

Renata Fan fala de insegurança com o corpo

Em seu perfil no Instagram, a apresentadora publicou uma foto em que aparece de biquíni e afirmou que o post faz parte de uma promessa. Ao final da legenda, porém, ela fez um pedido aos seguidores: “Por favor, não critiquem, não sou malhada, vou pouco à academia e gosto bem mais do meu rosto do que do corpo!”, disse, mostrando-se insegura em relação à própria silhueta, apesar de estar dentro dos padrões de beleza.

Post gera discussão sobre padrões de beleza

Embora a foto tenha rendido um bocado de elogios à apresentadora, a clara insegurança demonstrada por ela na legenda da postagem chamou atenção de muita gente. Diversos internautas – especialmente mulheres – refletiram sobre como mesmo as pessoas que se enquadram no padrão de beleza seguem sofrendo com a pressão estética.

Nas falas sobre o post, enquanto muitos apontaram uma edição na foto (algo com que, em tese, uma pessoa magra não “precisaria” se preocupar), alguns também se identificaram com a insegurança de Renata. No Twitter, por exemplo, uma internauta desabafou: “Fiquei pensando que não importa o quão bonita a gente é, a gente sempre se sente insegura. Que inferno. Mesmo ouvindo ontem que não tem onde eu perder peso, ainda sim não tô satisfeita”.

É indiscutível que pessoas gordas sofrem a pressão estética de forma muito mais explícita – já que situações que são comuns para muita gente, como passar pela catraca de um ônibus e se sentar em uma poltrona de avião, às vezes são impossíveis para quem é gordo.

Porém, o caso de Renata motivou reflexões também importantes sobre como aproximar-se dos padrões de beleza não faz com que a cobrança sobre a mulher suma, e sobre como a ideia de que são “imperfeitas” e precisam sempre “melhorar algo” em si é enraizada em praticamente todas as mulheres, graças a essas exigências.

https://twitter.com/Ana_yoshida/status/1221856389011734529

https://twitter.com/nah_m_m/status/1222275830405046272

https://twitter.com/thaaisribe/status/1221925765740146688

https://twitter.com/DudaDudel/status/1222208761399517185

Autoestima e autoaceitação