Isabel Fillardis foi forte ao falar de síndrome do 2º filho e parada cardíaca do caçula

por | out 24, 2019 | Comportamento

Mãe de três filhos, Isabel Fillardis teve gestações completamente diferentes. A segunda, gerou Jamal, que nasceu com uma rara doença neurológica. Recentemente, a atriz abriu o coração ao contar sobre a descoberta da síndrome, que aconteceu só depois de alguns meses do nascimento do garoto.

Isabel fala sobre descoberta da síndrome do filho

O segundo filho de Isabel Fillardis, Jamal, nasceu com síndrome de West, um tipo raro de epilepsia que normalmente afeta meninos e pode levar a sequelas neurológicas permanentes, além de atraso do desenvolvimento.

Em suas redes sociais, a atriz costuma dividir bastante informação sobre a síndrome de Jamal e apoiar outras mães que têm filhos especiais.

Recentemente, ela participou do “Boas Vindas”, programa sobre maternidade do canal GNT, e contou como recebeu o diagnóstico do filho.

A gestação de Jamal foi tranquila, ao contrário do parto, que além de conturbado, deixou Isabel assustada quando o bebê chegou ao mundo: “Ele não chorou. Isso já era um indício de que não estava legal”, disse a atriz.

De acordo com todos os exames, o bebê estava normal e Jamal e Isabel foram para a casa. Mas quando o pequeno estava quase completando quatro meses de vida, sua mãe percebeu algo preocupante: “Ele não estava evoluindo”.

Isabel, então, levou Jamal ao médico e ele foi diagnosticado com síndrome de West. No momento em que recebeu a notícia, ela revelou que a voz do especialista começou a ficar longe e naquele momento teve uma “sensação de morte”, pois, ao pequeno, não foi dada muita expectativa de vida.

“Alguns médicos falavam assim: ‘de repente a senhora só vai ter ele até os 7 anos de idade’. É punk! Punk para qualquer mãe ou pai receber uma notícia dessas. Você não espera isso, você quer o seu filho ali, do jeito que ele está”, revelou Isabel.

“Até os sete anos foi uma angústia. Ele completou sete anos eu falei :’ufa, passamos!”. E hoje, Isabel tem a maior felicidade em afirmar que “Jamal driblou toda a medicina”.

O garoto tem atualmente 18 anos, superando todas as expectativas dos médicos e segundo Isabel, ele está bem e saudável.

Susto na terceira gestação

Além, de Jamal, Isabel também é mãe de Analuz, mais velha, e de Kalel, filho caçula, que deu um baita susto nos médicos ao nascer.

A gravidez de Kalel era de risco, pois os exames apontavam que o colo do útero de Isabel estava mais curto, o que poderia gerar um aborto espontâneo ou um parto bem prematuro.

Aos cinco meses de gestação, Isabel costurou o colo do útero para segurar o bebê por mais tempo, mas aos oito meses, o parto teve que ser realizado, pois ela estava perdendo líquido amniótico.

Como o pulmão de Kalel ainda não estava totalmente desenvolvido, ele teve uma parada cardiorrespiratória ao nascer e passou 15 dias na incubadora. Mas depois do susto, foi para casa fica com mãe.

Hoje, com três filhos de idades diferentes e um com deficiência, Isabel diz que teve que aprender várias “línguas”: “Eu falo três línguas diferentes(…). São universos totalmente diferentes”.

Mas para a atriz, vale viver cada um deles, pois de acordo com ela, os filhos “foram me modificando e lapidando”.

Famosos que inspiram com parentes especiais