O que significa ser sapiossexual, como Key Alves, do BBB23? Termo ainda gera dúvidas

por | jan 13, 2023 | Comportamento

Confirmada como participante do grupo “Camarote” no “BBB 23”, a jogadora de vôlei Key Alves chamou atenção ao revelar recentemente se considerar uma pessoa sapiossexual.

“Eu gosto de homens mais velhos, apesar de ser nova. Porém, o que me deslumbra mesmo é a inteligência. Sou atraída pelo QI. Amo os inteligentes”, ela disse em entrevista ao IG.

Apesar de já ter sido um nome usado outras vezes, inclusive por Bela Gil, ele ainda gera muitas dúvidas. Afinal, o que é ser sapiossexual?

O que significa o termo sapiossexual

Com nome criado a partir do prefixo “sapien”, que significa “inteligência” em latim, a sapiossexualidade consiste na atração sexual pela inteligência do outro. Isso quer dizer que essas pessoas enxergam a capacidade cognitiva como uma influencia direta em sua vontade de se relacionar com alguém.

Uma pesquisa feita pela University of Western, da Austrália, concluiu que o intelecto realmente pode ser um fator determinante para muitas pessoas sentirem ou não atração por outras.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores ouviram de mais de nove mil participantes de 33 países que a inteligência era o segundo fator mais relevante na hora de conhecer pretendentes, ficando na frente da criatividade, fatores econômicos, personalidade e da aparência física.

Vale ressaltar, porém, que apesar de ser considerado por muitos como uma orientação sexual, como a heterossexualidade e a homossexualidade, a sapiossexualidade não é consenso na comunidade LGBTQIA+ por se tratar na verdade de uma preferência sexual, e não orientação.

Famosos que falam sobre sexualidade