Em fevereiro deste ano, o ator Luke Perry, famoso por seu papel na série “Barrados no Baile” e parte do elenco de “Riverdale”, morreu aos 52 anos após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Agora, um detalhe inusitado e recém-divulgado sobre seu funeral mostra o quão bacana ele seguiu sendo mesmo após depois da morte.
Usando seu Instagram, Sophie Perry, filha do ator, publicou uma foto de vários cogumelos ao pé de uma árvore, afirmando que, hoje, eles têm um significado importante para ela. Isso porque, conforme contou, Luke foi enterrado usando um traje ecológico feito a partir desse tipo de fungo e outros microrganismos.
“Foi um de seus últimos desejos”, explicou Sophie, afirmando que nunca viu Luke tão animado na vida como quando descobriu essa tecnologia, desenvolvida pela empresa Coeio para assegurar que enterros sejam cada vez menos prejudiciais para o meio ambiente.
https://www.instagram.com/p/Bw_9mDLlJqr/
Traje de cogumelos: como funciona?
De acordo com o site da empresa, o corpo humano libera uma série de toxinas – que incluem resíduos de tabaco, pesticidas e até metais pesados – no solo, e, apesar de isso não proporcionar um dano ambiental tão massivo quanto outros processos provocam, eles acreditam que qualquer pequena contribuição é válida para ajudar nesse tipo de causa.

Além de ser biodegradável, o chamado “Infinity Burial Suit” foi criado para neutralizar essas toxinas, ajudando inclusive a transferir nutrientes valiosos para o solo. Conforme explica a Coeio, inclusive, não é preciso estar lidando com a morte iminente para adquirir uma roupa destas – segundo os desenvolvedores, se forem mantidas no escuro e em temperaturas amenas, elas duram uma vida inteira.
O valor para adquirir um desses trajes, porém, é salgado – disponível em apenas três tamanhos, o traje é vendido no site da empresa por US$ 1,5 mil, o equivalente a cerca de R$ 5,9 mil (valores cotados em maio de 2019).