Ao lado de Patrícia Poeta no programa “Encontro” (TV Globo), Manoel Soares já deu inúmeras provas de sua incrível capacidade de levar emocionantes histórias ao público. Poucas, no entanto, são tão surpreendentes e inspiradoras quanto sua própria trajetória.
Da infância pobre aos estúdios da maior emissora do país, Manoel, além de seu talento, contou com a força de sua mãe para conquistar o sucesso. E não apenas como incentivadora: Dona Ivanete elaborou uma “grande fuga” para escapar de uma relação abusiva e oferecer uma vida melhor aos filhos.

Aos 43 anos, Manoel é casado com Dinorá Rodrigues e tem quatro filhos biológicos, Izael, Ezequiel, Leonardo e Miguel, e dois enteados, Vitoria e Alex. Nascido em uma favela chamada Baixa Fria, na cidade de Salvador, o jornalista e escritor viveu até os oito anos de idade na comunidade da capital baiana, na qual seu pai liderava a criminalidade.
A mudança de Salvador aconteceu em 1988, algo que Manoel chama de “grande fuga” de sua mãe. Vítima de um relacionamento abusivo com o pai do apresentador, Dona Ivanete conseguiu reunir forças para sair de casa com os filhos e foi auxiliada por mulheres da própria comunidade.
https://www.instagram.com/p/CXzSMlqln1Z/
“Ela distribuiu nossas roupas em sacolas de supermercado. São muitas sacolas e umas 40 mulheres da comunidade saíram andando com elas como se estivessem indo ao mercado. Minha mãe saiu com a gente só com a roupa do corpo, como se fosse para um congresso evangélico. Todas essas mulheres se encontraram com minha mãe na rodoviária”, relatou o famoso em entrevista à revista Trip.
Em São Paulo, já na adolescência, Manoel se aproximou do mundo do crime e, novamente, sua mãe o resgatou. Diante da situação, mandou o filho para Porto Alegre para morar com um tio, onde os dois trabalharam em uma gráfica.
Tempos depois, o jornalista conseguiu um emprego para fazer faxina em uma emissora de TV e, ao se envolver em vários outros processos da televisão, foi contratado pela RBS, onde trabalhou por quase 20 anos. Manoel revelou então a seu chefe que queria ser demitido para, com o dinheiro da rescisão, montar uma franquia de loja de pão de queijo. O superior, em vez disso, ofereceu ao apresentador a oportunidade de ele fazer entradas ao vivo em programas da Globo, como o próprio “Encontro”. E o resto, como se diz, é história.
https://www.instagram.com/p/CXzWuA5rVch/
Até hoje Manoel Soares se diz grato a Dona Ivanete e faz questão de enaltecer a mulher que lhe trouxe ao mundo. “A minha mãe é uma força da natureza, ela não é um ser”, afirmou à Trip, completando: “Espero que um dia a história reconheça o valor da Dona Ivanete porque ela é muito mais do que as pessoas, por enquanto, conseguem entender e assimilar”.