Mãe descobre abuso da filha graças ao “Encontro” e reforça necessidade de expor

por | set 12, 2019 | Comportamento

Fátima Bernardes revelou em seu programa que uma mulher conseguiu descobrir os abusos sexuais sofridos pela filha durante anos graças às informações fornecidas sobre o assunto na atração comandada pela apresentadora.

Segundo descobriu através de uma carta enviada pela própria mãe em agradecimento ao matinal, a garota sofria abusos do tio, mas não tinha coragem de falar.

Programa de Fátima ajuda mãe a descobrir abuso em filha

Durante o “Encontro com Fátima Bernardes” desta quinta-feira (12), a apresentadora conversou com suas convidadas sobre os abusos sexuais aos quais empregadas domésticas estão suscetíveis.

Para introduzir o tópico, Fátima trouxe um depoimento de uma espectadora, recebido pela central de atendido do programa.

A ideia de Fátima era mostrar a importância de se discutir assuntos como o abuso sexual, seja de empregadas domésticas ou de quaisquer outras mulheres. Afinal, é esclarecendo o tema que a ajuda a vítimas pode ser dada.

Depoimento de espectadora de Fátima

O depoimento da mulher que foi ajudada pelo programa de Fátima foi lido ao vivo pela apresentadora no palco da atração.

“22 de junho de 2017 foi o dia mais marcante da minha vida, pois foi através do seu programa, Fátima, que descobri um abuso sexual que minha filha do meio estava passando”, leu Fátima sobre a descoberta da mulher ao assistir o “Encontro”.

Segundo o depoimento da mãe, os abusos sofridos pela filha duraram anos. Foram, pelo menos, quatro anos e 10 meses de sofrimento. “Porque minha filha não falava.”

E o sofrimento não parou após a descoberta dos abusos. “Foram 2 anos, 2 meses e 18 dias para conseguir provar na Justiça e colocar o marido da minha irmã na prisão.”

Por ter ajudado sua família, a mulher sente-se muito grata a Fátima e ao programa. “Obrigada por colocar assuntos tão polêmicos no seu programa, que ajudam tantas pessoas a ter coragem de se expor. Isso é só um pequeno depoimento de uma mulher, mãe, que lutou sozinha (com Deus) contra tudo e todos.”

A partir de sua experiência, a mulher espera, também, que outras mulheres e mães consigam ser ajudadas – como ela foi. “Preciso encorajar outras mães e pessoas a não se calarem.”

Violência sexual contra a mulher: panorama no Brasil

A violência sexual contra a mulher ainda é uma triste e latente realidade no Brasil. Dados do “13º Anuário de Segurança Pública”, estudo produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontam que entre 2017 e 2018 foram contabilizados 127.585 estupros e estupros de vulnerável (menores de 14 anos). São mais de 180 estupros por dia.

Do total verificado pelo estudo, chama atenção que 63,8% dos casos acontecem em vítimas menores de 14 anos. Além disso, a maioria dos casos verificados (81,8%) ocorre com vítimas do gênero feminino. Vale ressaltar também que 50,9% das vítimas de violência sexual são negras.

Violência contra a mulher: o que fazer