Em meio ao caos que estamos vivendo com os crescentes casos de Covid-19 no Brasil e, consequentemente um colapso no sistema de saúde, uma médica, que trabalha em um hospital em Brasília, desenvolveu o que ela chama de “prontuário afetivo” de cada paciente que está na UTI, escrevendo o que eles gostam.
Médica desenvolve prontuário afetivo para pacientes com Covid
A médica reumatologista Isadora Jochims, que está trabalhando na linha de frente do combate ao Covid-19, no Hospital Universitário de Brasília, o HUB, no Distrito Federal, resolveu fazer algo diferente e especial aos pacientes que estão internados na UTI.
Isadora desenvolveu um prontuário afetivo, que vai além do quadro clínico do paciente. Em uma folha sulfite, a médica escreve o que cada um deles gosta e que lhes deixam feliz e fixa a descrição nos respectivos leitos.
Em um deles ela escreveu: “Gosta de barulho de água e passarinho, Raul Seixas e música de raiz. Cante para ele”. Tudo isso na intenção de oferecer um tratamento mais humanizado.
https://www.instagram.com/p/CNDjf4mjIOt/
Em um outro prontuário, ela deixou descrito que o paciente “Gosta de música de cantoria e viola. Torcedor fanático do Palmeiras”, “[contar que o] Palmeiras ganhou”.
A médica, que também é artista, ainda decidiu transformar o ambiente de internação. Nas baias usadas para dividir os leitos ela escreveu algumas mensagens acolhedoras, que trazem um pouco de carinho e esperança.
Deslize para a direita para ver todas as fotos:
https://www.instagram.com/p/CNAegE5Mtk9/