Com a quarentena, muitas crianças estão tendo aulas online, e isso exige a ajuda dos pais em boa parte das vezes. Diante de uma situação assim, porém, a atriz Mel Lisboa se indispôs com a professora de inglês da filha, Clarice, de oito anos, quando a profissional se referiu apenas às “mães” das alunas na hora de pedir uma atividade – algo que gerou polêmica nas redes sociais.
Mel Lisboa critica professora e gera polêmica
Conforme publicado pela própria atriz no Instagram, tudo começou quando, em um grupo do WhatsApp que reúne a professora e os pais das crianças, a profissional pediu que as mães se atentassem para uma atividade. “Bom dia, mamães! Por gentileza, peçam às meninas que já deixem os cards da página 189 destacados antes da aula. Obrigada”, dizia a mensagem da professora, exposta em um print da conversa feito por Mel.
Mel Lisboa em uma demonstração de pura arrogância! Exaustivo é ser professor nesse nosso país ridículo que não valoriza quem leva o conhecimento até as pessoas, exaustivo é ter que aguentar isso! E ainda coloca nas redes socias como se fosse uma atitude bonita! Ah vai a merda! pic.twitter.com/RiZbW0gNwx
— Paola Kyui 🏳️🌈🇦🇹 (@kyui_paola) July 2, 2020
Incomodada com o direcionamento específico às mães, Mel então respondeu a mensagem da professora. “Por que só mamães? Papais também não podem ajudar?”, questionou, e a profissional explicou. “Claro que podem! É que neste grupo, na maioria das vezes, quem fala comigo são as mamães, por isso escrevi assim nas últimas vezes”, afirmou ela, mas o questionamento continuou.
“Mas o pai da Clarice está no grupo, portanto, seria interessante que você não se restringisse a se comunicar apenas com as mães, como se essas tarefas fossem uma obrigação apenas nossa. Acho que nós, como mulheres, deveríamos não continuar reproduzindo machismos que tanto afetam a sociedade como um todo. Só isso”, disse ela, e a professora então pediu desculpas.
“Tudo bem, me desculpa se parece isso, não foi minha intenção”, expressou a profissional, reenviando a mensagem substituindo o termo inicial por “prezados pais e/ou responsáveis”.
A polêmica começou quando Mel decidiu tornar pública a conversa, divulgando os prints da troca de mensagens e escrevendo, na legenda: “É exaustivo”.
A atitude da atriz, porém, não foi bem recebida na web – e isso se deve a uma série de motivos. Para muitos, apesar da reivindicação ser justa, a comunicação foi grosseira e o questionamento de Mel não levou em consideração as muitas dificuldades que professores do Brasil e do mundo estão enfrentando para seguir com as aulas mesmo durante a pandemia.
Esse caso da Mel Lisboa é só mais um de exposição pública desnecessária. O toque que ela deu na professora foi válido. Mas precisava dar puxão de orelha em grupo público, acrescido de post em Instagram? Aí ela partiu para o desejo besta de ganhar afago no ego, likes alheios…
— Alexandre Inagaki (@inagaki) July 2, 2020
Sabe o que é triste no caso da Mel Lisboa? Ela tem razão até certo ponto. Concordo que a sociedade deve incluir o homem na criação do filho também, porém, a atitude dela ao abordar um assunto de forma tão vexatória e ainda expor isso, faz com que a causa perca a relevância.
— Vênus em Libra (@cristorebentou) July 2, 2020
"é exaustivo"
exaustivo é ter que lutar pra se adaptar ao ead, conseguir arrumar tempo pras atividades, separar a vida profissional da pessoal e ainda ter que aguentar problematização de uma mensagem. exaustivo é ser professora.
mel lisboa já pode ser cancelada? pic.twitter.com/Uf4LlDRhRO— yas (@fondactivist) July 2, 2020
O Brasil é país onde todos gostam de crescer pra cima das professoras e professores.
A atriz Mel Lisboa expôs a professora da filha no grupo de whatsapp e na internet, o teor da fala dela deve ser debatido, mas a maneira como foi colocado foi de uma infelicidade única. pic.twitter.com/TFgUFJVyDZ
— Loro (@lorodadoca) July 2, 2020
Essa história da Mel Lisboa é o clássico dos artistas militantes:
– pegam um problema minusculo e problematizam
– jogam nas redes sociais pra "lacrar"
– se dá certo, sai como "fadas sensatas"
– se dá errado, apagam, pedem desculpas e saem com "aprendizado"— h (@hugomcz) July 2, 2020
https://twitter.com/noreleifranzin/status/1278623905444438016
A Mel Lisboa ao invés de cobrar do marido pra se fazer presente no grupo, ela cobra a coitada da professora pra falar papais tb, fala pro seu marido começar a responder no grupo, ai talvez ela comece a falar mamães e papais ou quem sabe um dia somente papais. pic.twitter.com/4DrfGXkmK4
— Taíse Martins (@taise_omartins) July 2, 2020
Diante das críticas, a atriz então apagou a publicação e se retratou, afirmando, em um post feito com a ferramenta Stories, que se desculpou com a professora tanto em particular quanto no grupo onde a troca de mensagens inicial aconteceu.
Agora vai lá Mel Lisboa e posta o pedido de desculpas também, tá ficando ridículo esse feminismo idiota que vocês estão criando só pra fazer pessoas como essa professora se sentirem péssimas quando já estão sobrecarregadas de trabalho pic.twitter.com/28jZ5zTYXY
— rpwp⁷ never let go 💜 (@ge_afbf) July 2, 2020