Mulher só é mais feliz que homem aos 85, quando deixa de cuidar da casa e marido

Apenas depois dos 85 anos é que as mulheres passam a ter uma saúde mental melhor do que os homens. O dado foi descoberto por um  levantamento anual feito no Reino Unido que aborda diferentes tópicos da vida de adultos e crianças, incluindo problemas psicológicos que interferem no grau de felicidade dos indivíduos.

O dado chama atenção neste momento em que o número de pessoas com doenças mentais não para de crescer na região – e as mulheres são as mais atingidas na grande maioria das comparações.

Saúde mental das mulheres é pior

Segundo alguns psiquiatras ouvidos pelo periódico inglês The Times, as mulheres tendem as sofrer mais do que os homens no comparativo geral porque são sobrecarregadas com os afazeres domésticos, cuidados com o bem-estar do marido, filhos e carreira, além de pressões estéticas com o corpo.

Istock

Ao todo, foram ouvidos mais de 8 mil participantes. E, conforme evidenciou a pesquisa, 21% das mulheres de todos os grupos etários apresentam sinais de transtornos mentais; o número entre os homens é de 16%. Apenas depois dos 85 anos o quadro se inverte: 19% deles demonstram enfermidades psicológicas, contra 14% delas.

Os especialistas explicam que essa inversão está relacionada, sobretudo, a um maior tempo para cuidado pessoal, uma vez que muitas são aposentadas e viúvas e não sofrem com as pressões diárias de cuidados com filhos e marido.

Dupla jornada feminina: