Para elas, em pouco tempo o céu será o limite. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Organização Internacional do Trabalho, as mulheres já ocupam 1,2 bilhão de postos de trabalho no mundo. Mas isto não é tudo. A participação das mulheres nos níveis hierárquicos mais elevados das empresas está crescendo consideravelmente. Entre presidentes e CEOs, elas já são 20,56%, segundo último levantamento realizado pelo Cadastro Catho. Este é o maior percentual registrado nos últimos 11 anos. Em 1997, elas representavam apenas 10,39%.
Um dos fatores relevantes para esse progresso – embora nada agradável – é a menor remuneração obtida por elas. Em média, uma mulher recebe cerca de 20% a menos que um homem exercendo a mesma função. A mão-de-obra é qualificada, mas mais barata. Outro fato, desta vez positivo, é a maior qualificação que as mulheres vêm buscando nos últimos 15 anos. Dados do IBGE mostram que as elas já são maioria nos cursos superiores.
As mulheres também são promovidas mais rapidamente que os homens, atingindo cargos mais elevados geralmente três anos antes deles. Ainda assim, o topo da pirâmide continua menos acessível a elas. A participação masculina nos cargos de presidência é de 80%.
Há muito o que comemorar neste 8 de Março – mas também há muito ainda para se conquistar.
Notícia do Globo Online.