https://www.instagram.com/p/CVk2xImrK4i/
Na Rede Globo desde 1971, Gloria Maria foi a primeira repórter a entrar ao vivo e em cores no “Jornal Nacional”. Antes dela, todos os outros profissionais da área apenas seguravam o microfone, sem aparecer na tela.
Mas não foi somente no trabalho que a jornalista inovou, abriu portas e serviu de inspiração. Relembre todas as vezes em que Gloria Maria quebrou tabus da sociedade:
Representatividade e preconceito
Gloria Maria hoje é uma das profissionais mais respeitadas da televisão, além de ser um importante exemplo da representatividade negra na mídia.
https://www.instagram.com/p/BRKWIXklNSa/
A jornalista, no entanto, sofreu muito preconceito e foi alvo de vários ataques racistas por causa da cor de sua pele.
Em um bate-papo com o rapper Mano Brown no podcast “Mano a Mano”, Gloria contou que, na época em que apresentou o “Fantástico”, entre 1998 e 2008, a Globo recebia cartas de telespectadores reclamando de sua presença no programa.
https://www.instagram.com/p/BUiqvoCF5mK/
De acordo com a jornalista, as correspondências questionavam como uma negra como ela podia estar à frente da atração.
Namoro com 5 pessoas
Apesar de sempre ter sido bastante discreta em relação à sua vida pessoal, Gloria Maria recentemente revelou que já manteve 5 namoros ao mesmo tempo.

“Falei num podcast que já namorei cinco ao mesmo tempo e todo mundo ficou chocado. Mas a verdade é essa. Só que era uma época que não tinha internet nem rede social, então a gente vivia e não ficava preocupado com a vida dos outros”, afirmou em uma live com Narcisa Tamborindeguy.

Corajosa e direta, Gloria Maria ainda concluiu: “Não estou nem aí, eu vivo, sou livre. Se eu ficar preocupada com isso nessa altura da minha vida, vou ficar maluca”.
Gloria Maria fumou maconha na TV
Uma das reportagens de Gloria Maria que mais repercutiu na mídia ocorreu quando ela visitou uma comunidade rastafári na Jamaica.
Na viagem, a jornalista fumou em um enorme cachimbo uma erva chamada ganja, semelhante à maconha, que é considerada sagrada na região. Em 2017, Gloria falou sobre a experiência no programa “Mais Você”.
“O meu produtor ficou três meses negociando para a gente entrar lá. O deus dessa religião é essa erva. Então, para entrar lá, tinha que cumprir todo o ritual e, na despedida, tinha que fumar esse cachimbo”, explicou.
https://www.instagram.com/p/CRHHfFRrZg7/
Gloria Maria contou que saiu de si ao fumar a erva e que só voltou “umas dez horas depois”. “Eu incorporei outra pessoa, e eles me consideraram uma divindade, porque eu fumei e não engasguei. Eles disseram: ‘Você é uma rastafári. Você, em outras vidas, foi uma rastafári, por isso você reagiu assim”, revelou.
Idade e beleza
Apesar das especulações, piadas e memes, o mistério sobre a real idade de Gloria Maria se torna insignificante quando falamos sobre a beleza da jornalista.
https://www.instagram.com/p/CTFpMojrB-b/
Em junho de 2021, ela fez questão de compartilhar com seus seguidores uma foto em que aparece de biquíni, ressaltando que a tratava-se de uma imagem “sem filtro”.
https://www.instagram.com/p/CQg1AvuBlw6/
“Hoje é dia de postar coisas antigas, mas meus últimos meses foram tão difíceis que tenho procurado viver o presente! Por isso essa foto que minha filha Maria fez hoje, nesse lugar isolado! Maria me convenceu a postar. E pediu que eu falasse que é sem filtro! A fotógrafa é que é boa mesmo! Só agradeço a Deus!”, escreveu Gloria na legenda.
“Arte de viver o medo sem ter medo”
No final de 2019, Gloria Maria descobriu que tinha uma lesão expansiva cerebral e, em uma cirurgia emergencial, removeu o tumor, que tratou durante os meses seguintes.
Curada, a jornalista agora fala abertamente sobre o problema de saúde e dá um verdadeiro exemplo de coragem e esperança.
“Talvez eu faça um livro contando essa minha experiência dos últimos dois anos, porque eu estou vivendo a arte de viver o medo sem ter medo”, afirmou.

Ainda sobre o tratamento, Gloria declarou: “A cada exame, a cada teste que você faz, você tem medo de um fragmento voltar. É como se você estivesse vivendo numa forca o tempo inteiro. E se você tiver medo, você não vive. E isso é um exercício diário”.