Não são casos isolados: 21 famosas que revelaram abusos na infância e adolescência

A cada hora, cinco crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil, segundo um recente relatório da Unicef em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada sete adolescentes brasileiros em idade escolar já sofreu algum tipo de abuso sexual ao longo da vida. E mais: quase 9% das meninas já foram obrigadas a manter relação sexual.

Shutterstock

Os números provam que casos de abuso na infância e na adolescência não são isolados e várias famosas já revelaram que também foram vítimas. Relembre os relatos honestos e corajosos de atrizes, cantoras e apresentadoras:

Famosas que sofreram abuso sexual

Anitta

Foi na série “Vai Anitta”, da Netflix, que a cantora falou pela primeira vez sobre o estupro que sofreu quando tinha cerca de 14 anos. A famosa revelou que seu agressor era uma pessoa autoritária e que tinha muito medo dele. Em depoimento emocionado, Anitta disse que a violência sofrida a obrigou a ser uma mulher mais forte.

“O que eu sei é que eu peguei isso que eu vivi e transformei numa coisa pra me fazer sair por cima, me fazer sair melhor. Para todos vocês que se perguntam de onde que nasceu Anitta? Nasceu daí. Nasceu da minha vontade e necessidade de ser uma mulher corajosa e que nunca ninguém pudesse machucar, que nunca ninguém pudesse fazer chorar, que nunca ninguém pudesse magoar”, detalhou a cantora.

Mariana Belém

https://www.instagram.com/p/CV38hKXgyeR/

Em uma publicação na internet, a filha da cantora Fafá de Belém declarou: “Minha mãe sempre foi minha parceira, minha confidente. Sempre fomos parceiras de vida, desde sempre. E mesmo assim levei 17 anos para contar que sofri abuso aos 7 e que só por um milagre não fui ainda mais violentada”.

Xuxa

A apresentadora só revelou pela primeira vez ao público que havia sido abusada na infância e na adolescência em 2012, quando tinha 49 anos, em um quadro do programa “Fantástico”, da Rede Globo.

Viih Tube

Em seu livro, “Cancelada”, a influenciadora e ex-BBB revelou ter sido estuprada aos 16 anos. “Disse ‘não’ diversas vezes, mas não foi suficiente. Fui estuprada. Mesmo sabendo que tentei evitar, me culpava por não ter feito nada além de empurrá-lo”, disse.

Pitty

Em 2003, a cantora contou para a revista MTV que foi abusada por uma empregada que trabalhava em sua casa. Pitty revelou que ainda era criança quando a funcionária a levava ao banheiro e ficava passando a mão por seu corpo.

Luana Piovani

https://www.instagram.com/p/CJ8-45bpanF/

A atriz contou em entrevista para uma TV portuguesa que sofreu abuso sexual por parte de um vizinho quando tinha 7 anos de idade. “Foi na minha infância em Jaboticabal. Fui molestada sexualmente. É um assunto que ainda hoje tenho dificuldade de falar”, declarou.

Shantal Verdelho

https://www.instagram.com/p/CRt9TfzrhbM/

Usando a ferramenta Stories, a influenciadora contou que tinha entre 6 e 7 anos na época em que foi abusada por um motorista. De acordo com Shantal, a violência durou meses e ela sempre teve medo e vergonha de contar para um adulto.

Astrid Fontenelle

A apresentadora relembrou em depoimento para a revista Marie Claire que sofreu abuso sexual quanto tinha 15 anos de idade. O agressor era um namorado de sua mãe.

“Era um cara adorável, gente boa. De repente um dia eu acordo com ele me bolinando. Fiquei paralisada como eu tivesse tomado um choque. Aí me mexi e ele saiu do quarto”, contou.

Evelyn Regly

https://www.instagram.com/p/CKHipsOsa3u/

Em seu canal no YouTube, a influenciadora publicou um vídeo intitulado “O vídeo mais difícil que gravei em toda minha vida”. Na mensagem, Evelyn relata ter sido vítima de abusos de um tio quando era criança e conta como isso a afeta até hoje.

Letícia Sabatella

A atriz revelou que tinha 12 anos quando foi vítima do assédio de um homem que passava de carro numa rua deserta. Quando se aproximou do carro dele para dar uma informação, a pedido dele, ela o encontrou com o órgão sexual à mostra.

Monique Evans

https://www.instagram.com/p/CWoTA71p7Lz/

A apresentadora contou que sofreu um estupro aos 14 anos e que o caso a bloqueou sexualmente na vida adulta.

Luiza Brunet

Em seu livro “Made in Brazil”, a ex-modelo revelou que, aos 14 anos, quando trabalhava como empregada doméstica em uma casa particular, era abusada pelo vizinho da família.

Rita Lee

A cantora relatou o abuso sexual sofrido na infância em sua autobiografia. Na ocasião, ela foi violentada com uma chave de fenda por um técnico de máquina de costura.

Claudia Jimenez

Em entrevista à revista Quem em 2012, a atriz contou que foi vítima de abuso aos 7 anos de idade. “Era menina e morava na Tijuca. Um senhor me bolinava. Ele comprava muitos chocolates e me convidava para entrar na casa dele”, afirmou. Claudia não contou nada à família porque o agressor era um homem respeitado por seu pai.

Karen Junqueira

Em um relato para a revista Claudia, a atriz afirmou que foi estuprada aos 12 anos pelo pai de uma amiga. “Aos 37 anos, decidi contar minha história. Senti necessidade de acalentar aquela menina que aos 12 anos sofreu abuso e ficou calada”, declarou.

Oprah Winfrey

A apresentadora já falou em mais de uma entrevista que foi vítima de violência sexual durante a infância. Oprah revelou que, quando tinha apenas 9 anos de idade, foi estuprada por um membro de sua própria família.

Ellen Degeneres

A atriz contou que sofreu abuso sexual de seu padrasto durante a adolescência e que decidiu expor publicamente seu caso para tentar proteger outras meninas que passam pelo mesmo tipo de violência.

Pamela Anderson

A atriz e modelo disse que sofreu abusos sexuais durante boa parte da infância e adolescência e que dos 6 aos 10 anos de idade foi violada pela babá.

Teri Hatcher

A atriz do seriado “Desperate Housewives” revelou em entrevista que foi violentada por um tio aos 5 anos de idade e que o caso se repetiu por um longo período.

Vanessa Williams

A famosa foi estuprada aos 10 anos de idade por um jovem de 18 anos. A violência aconteceu durante uma visita à casa da família do agressor.

Ashley Judd

A atriz contou que sofreu abuso sexual na infância e na adolescência. O primeiro caso ocorreu quando ela tinha 4 anos e um amigo da família a fez se sentar em seu colo em troca de moedas. Depois, aos 16 anos, um integrante de sua família a estuprou, fazendo com que ela passasse por um longo período de depressão.

Como denunciar abuso infantil

No Brasil, as denúncias de abuso sexual podem ser feitas anonimamente através do disque denúncia número 100, em conselhos tutelares regionais, delegacias de defesa da mulher e delegacias de polícia da infância e da juventude. Na ausência desses órgãos, o caso pode ser encaminhado a uma delegacia comum.

Abuso sexual na infância