Cada vez mais frequentes em declarações dadas por famosos e até mesmo em cenas de novelas, termos relacionados a orientações, preferências e comportamentos sexuais invadem as discussões nas redes sociais e acabam levantando importantes debates sobre o assunto.
Mas, afinal, você sabe exatamente o que esses termos significam? Confira as explicações e veja exemplos de celebridades que já se definiram como assexuais, demissexuais, sapiossexuais e pansexuais:
Entenda 4 sexualidades pouco faladas
Assexual

O termo ganhou destaque recentemente por conta de uma cena da novela “Travessia” (Rede Globo), que rendeu grande repercussão nas redes sociais. Na trama, Caíque, personagem do ator Thiago Fragoso, revelou para a ex-namorada que se considerava assexual e questionou: “Se existe sexo sem amor, por que não pode existir amor sem sexo?”.
Uma pessoa assexual é aquela que não sente desejo sexual por outra, independentemente de gênero, mas que podem sim sentir atração afetiva por seus pares. Na vida real, o psicólogo e ex-BBB Victor Hugo foi um dos famosos que já declararam ser assexuais.
Demissexual

Giovanna Ewbank e Iza falaram de forma bem descontraída no podcast “Quem Pode, Pod” que se consideram demissexuais. “Tem que ter sentimento para transar com a pessoa”, afirmou a atriz, enquanto que a cantora declarou: “Demora muito para eu querer transar com alguém, acho que só se eu tiver realmente alguma conexão”.
Pessoas demissexuais são aquelas que veem como quase impossível sentir qualquer interesse sexual por um parceiro ou parceira sem que, antes, exista uma conexão emocional. Para elas, é preciso haver admiração, sentimento e intimidade para uma relação se estabeleça.
Sapiossexual

Em recente entrevista ao programa “Mil e uma Treynaretas”, do YouTube, a chef e apresentadora Bela Gil disse que se considera sapiossexual. E além dela, Karol Conká foi outra famosa que deu declaração parecida.
Em bate-papo no podcast “PodDarPrado”, a cantora revelou sua preferência com uma explicação que ajuda a entender o termo: “É quando só sente tesão, prazer, pelo intelecto. Depois de uma troca intelectual. Não é o corpo que atrai, não é o físico, é a conexão do intelecto. Não que a pessoa precise ser inteligente, não é isso. É só ter uma troca que encaixa”, afirmou.
Pansexual

Os atores Rainer Cadete e Reynaldo Gianecchini já declararam publicamente que se identificam como pansexuais, mas foi Bianca Andrade, também conhecida como Boca Rosa, que falou mais abertamente sobre o assunto.
Em entrevista ao programa no YouTube “Gabi De Frente de Novo”, com Marília Gabriela, a influenciadora se definiu como pansexual e afirmou: “Eu não me importo nem com o gênero, nem com a aparência. Eu me importo com a conexão. Eu sei que é lindo falar isso, mas de fato comigo foi o que aconteceu”.
Pansexualidade é a denominação dada à atração sexual, emocional ou romântica a pessoas, independentemente do sexo ou identidade de gênero. A orientação é comumente confundida com a bissexualidade, que é definida como a atração por mais de um gênero (homem ou mulher, geralmente), mas o termo vai além e inclui as pessoas não-binárias, ou seja, aquelas que não se identificam nem como gênero feminino, nem como masculino.