Birromântico e bissexual heteroafetivo: o que significam os termos?

por | jan 20, 2023 | Comportamento

A bissexualidade é entendida como a atração romântica e sexual tanto por homens quanto por mulheres. Com o necessário debate acerca do assunto, outros termos com os quais algumas pessoas bissexuais se identificam foram surgindo para ajudar as pessoas a se compreenderem cada vez mais. É o caso de ser ” birromântico” ou ” bissexual heteroafetivo“, termos com os quais Gabriel Santa e Bruna Griphao, respectivamente, se identificaram recentemente no Big Brother Brasil.

Entenda o que representa cada um desses termos abaixo.

Birromântico: o que significa se identificar assim?

Homens e mulheres que se entendem como bissexuais sentem atração física e emocional tanto pelo gênero masculino quanto feminino.

Casal sorrindo ao ar livre
MesquitaFMS/IStock

Dentro da bissexualidade, é possível identificar-se ainda como “birrômantico”, o que significa que a pessoa pode se envolver romanticamente com o gênero masculino ou feminino, mas não necessariamente se sente sexualmente atraído na mesma intensidade pelos dois.

Considera-se que a atração romântica e a atração sexual são coisas diferentes e não necessariamente caminham juntas.

Bissexualidade heteroafetivo: o que é?

Pés de um casal
RealPeopleGroup/IStock

Já a bissexualidade heteroafetiva, também chamada de bissexualidade heteroromântica, é usada para nomear quem sente atração por homens e mulheres, mas que escolhe se relacionar afetivamente apenas com o sexo oposto.

Sexualidade e suas formas