Os novos ateliês

Charme, exclusividade e contemporaneidade são as palavras que definem os novos ateliês. E são muitos, se multiplicando a cada dia. Uma volta ao passado ou o reflexo dos novos tempos? Para a nova safra de designers de moda e artistas multimídia, uma oportunidade de fazer e mostrar um trabalho cujo maior compromisso é o desenho de qualidade feito com prazer.

No competitivo mercado da moda, a tarefa de lançar duas coleções por ano implica em criar, elaborar planos de marketing, fazer divulgação, vitrines, vigiar a concorrência, antecipar tendências, fazer compra de materiais, definir mix de produtos e colocar preços. Não necessariamente nessa ordem, mas tendo como objetivo final, a venda e os ganhos para manter a engrenagem funcionando. Mas dessa maratona de tirar o fôlego nem todos têm pique ou interesse em participar.

Numa charmosa casa de vila no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, as irmãs Ana Beatriz e Juliana Muggiatti abriram seu ateliê Muggia há dois anos e meio para atender encomendas de colares e bolsas para a loja de acessórios New Order. De lá para cá, foi montado um showroom para atender aos novos pedidos, que continuam pequenos, mas isso é opção das irmãs. Seus produtos são objetos de desejo de grandes marcas que fazem encomendas de exclusividade, e clientes sortudos que levam para casa peças tão únicas quanto às memórias e lembranças que inspiram as criações da dupla.

O que está nas vitrines não interessa mais aos ateliês

Cristiana Drumond largou a faculdade de arquitetura para estudar estilismo no Senai Cetiqt e depois no Instituto Berçot, em Paris, onde passou dois anos trabalhando no ateliê do estilista japonês Kenzo. De volta ao Rio, trabalhou na marca Yes, Brazil e resolveu desacelerar com a chegada do primeiro filho. Agora que o terceiro da prole já está com três anos, está a pleno vapor no seu ateliê Stix, desenhando e produzindo peças para o figurino da personagem Leona, vivido por Carolina Dieckmann na novela “Cobras & Lagartos”. O figurino é assinado por Beth Filipecki e Renaldo Machado e o trabalho de Cristiana é uma parceria muito afinada com os dois, que idealizam a figura da personagem a partir do traçado de seu perfil psicológico, referências cinematográficas e muita criatividade.

O resultado é sucesso nacional, encomendas vindas de todo o país e até dos Estados Unidos, onde a novela é vista pela internet. Cristiana, que despreza solenemente o calendário da moda, acha que seus clientes não estão preocupados com lançamentos e sim com seu estilo pessoal. “Até porque o que está nas vitrines não interessa mais aos ateliês”, arremata ela.