Paulo José dava ‘aula de vida’ ao conviver com doença degenerativa: emocionou até o fim

por | ago 12, 2021 | Comportamento

O ator Paulo José morreu na última quarta-feira (11), aos 84 anos. Ele foi um dos maiores atores da TV brasileira e eternizou personagens em nossos corações.

Paulo estava afastado das telinhas desde de 2014 e convivia com a doença de Parkinson há 28 anos, mas nunca deixou que a doença fosse a protagonista de sua vida.

Mesmo afastado da TV, as filhas, as também atrizes Clara, Bel e Ana, faziam questão de compartilhar fotos do pai e o ator nos emocionou em cada rara aparição.

Parkinson nunca foi protagonista da vida de Paulo José

Paulo José foi diagnosticado com Parkinson no fim de 1993. Na época ele estava gravando o extinto “Você Decide”, exibido pela Globo. Era uma edição especial e, por isso, ele passou três dias e três noites na emissora para editar o programa.

Ao terminar o trabalho, ele passou mal, desmaiou, se recuperou, foi para a casa e dormiu por 22 horas seguidas e quando acordou, percebeu que seu corpo não respondia a alguns comandos simples, como escovar os dentes, por exemplo.

O ator contou tudo isso em uma entrevista à colunista Cristina Padiglione, em 2014, e disse que depois disso passou por vários exames até chegar ao diagnóstico: Parkinson.

No ano em que conversou com a colunista, ele já estava convivendo com a doença há 20 anos e revelou que, embora tenha passado por fases difíceis, como períodos de depressão profunda, ele continuou trabalhando – e muito!

“Nos últimos 20 anos, dirigi 10 peças, participei de 19 filmes de 18 programas de TV, entre séries e novelas. Dirigi mais de 200 comerciais. Em todos esses trabalhos, o Parkinson estava lá. Ele tem sido meu companheiro de palco, estúdio, de vida”.

É claro que para continuar na ativa, ele fazia uma série de tratamentos, que envolviam desde de fisioterapia, até um coquetel de remédios diariamente, mas, foi assim que ele não deixou o Parkinson assumir o controle de sua vida:

“Todos os dias faço duas sessões de fisioterapia, aulas de voz, toco piano para exercitar os dedos, tomo remédio, muitos, cinco vezes ao dia. Isso tudo faz parte da minha luta diária para manter o Parkinson como um coadjuvante, um coadjuvante de peso, mas nunca um protagonista”, afirmou o ator na época.

O ano de 2014 foi o último em que Paulo José apareceu na TV. Sua despedida aconteceu com o personagem Benjamin, que também sofria de Parkinson, na novela “Em Família”.

Ator nos emocionou em raras aparições

Depois disso, Paulo não apareceu mais na TV. Ele optou por viver uma vida mais privada ao lado da família, principalmente da esposa, a figurinista Kika Lopes, e das filhas, Clara, Bel e Ana, frutos do casamento do ator com a também atriz Dina Staf. Paulo José também era pai de Paulo Henrique Caruso, filho dele com Bethy Caruso.

Embora seu rosto não tenha mais aparecido nas telinhas, as filhas compartilhavam fotos e notícias sobre o ator nas redes sociais. Uma das mais recentes foi postada no Instagram de Bel Kutner, em que Paulo aparece ao lado das três filhas:

Nas imagens, o ator, que já tinha 84 anos, aparecia um pouco mais debilitado, mas com aquela expressão alegre de sempre, mostrando a alegria e a paixão que tinha pela vida.

No Carnaval deste ano, Bel Kutner mostrou o pai fantasiado para celebrar a data ao lado dela:

Mesmo debilitado e com um pouco de dificuldade para falar, em decorrência do Parkinson, o ator permanecia praticando a arte ao declamar textos e sua força nos emocionava:

Durante a pandemia, o ator ficou ainda mais perto das filhas, que dedicaram muito cuidado e amor ao pai. Era lindo ver o carinho que elas tinham por ele.

Descanse em paz, Paulo José!