A Victoria’s Secret é uma das mais importantes marcas de lingerie do mundo e já foi alvo de muitas críticas pelo uso excessivo de Photoshop em suas campanhas e ao culto aos corpos inatingíveis. Desta vez, a grife parece ter ido na contramão da própria cultura e divulgou fotos sem retoques de uma de suas angels. Em algumas das imagens, é possível ver as estrias da top Jasmine Tookes.
Apesar de não estar claro ainda se a empresa fez a ação intencionalmente, a internet já comemora a conquista de ver uma mulher “real”, com marcas na pele como a maioria, representando a mais famosa empresa de calcinhas e sutiãs do mundo.
Ensaio sem Photoshop
http://www.instagram.com/p/BMB7jU2hAYn/
No ensaio, Jasmine aparece vestindo o Fantasy Bra, o famoso sutiã milionário da grife. No final de outubro, foi anunciado que e a modelo será a terceira modelo negra na história da grife a desfilar com a versão 2016 da peça, que é a mais aguardada do desfile. Este ano, o Victoria’s Secret Fashion Show acontece em dezembro, em Paris.
http://www.instagram.com/p/BMCiTiegium/
Em sua conta no Instagram, a modelo publicou o vídeo do momento em que ficou sabendo que tinha sido a escolhida para desfilar com a peça de pedras preciosas, avaliada em R$ 9,6 milhões, agradeceu a oportunidade de realizar o seu sonho de infância e relembrou que Gisele Bündchen também já desfilou com o sutiã.
Ao jornal britânico Daily Mail, Jasmine afirmou que não sabia como havia sido a escolha, mas que se sentia honrada de ter recebido a oportunidade de desfilar com a peça-símbolo da grife.
Modelo com estrias
A Victoria’s Secret disponibilizou para a imprensa fotos dos bastidores do ensaio fotográfico feito com a angel usando o Fantasy Bra e, nelas, é possível notar estrias no bumbum da modelo, indicando que não houve retoque de imagem.
A marca não se pronunciou sobre o caso. Por isso, não é possível afirmar se a divulgação das fotos desta forma foi proposital ou um erro. No entanto, a imprensa e os internautas comemoram o que está sendo encarado como um avanço na luta contra a imposição de padrões de beleza irreais por parte de uma marca tão influente.

Por que isso é importante?
Não é apenas a Victoria’s Secret que costuma abusar dos retoques, várias famosas já foram transformadas por Photoshop, o que estimula cada vez mais mulheres a buscarem padrões de beleza que não existem. As modificações nos corpos são tão comuns (e perigosas do ponto de vista do impacto que causam) que um projeto defende que fotos com manipulação contenham avisos.
A busca pelo corpo perfeito é devastador para a autoestima de muitas pessoas, e a forma como padrões de beleza são impostos em propagandas e grifes faz com que muitas cheguem a cometer verdadeiras loucuras no próprio corpo, arriscando a saúde em busca da aceitação social. Recentemente, um desafio de beleza perigoso bombou na China. Nele, apenas meninas que escondessem os joelhos atrás de um iPhone eram consideradas “magras o suficiente”.
Atualmente, infelizmente, muitas mulheres morrem no mundo inteiro pelo uso de anabolizantes, complicações geradas por cirurgias estéticas ou transtornos alimentares. Exemplo disso é a morte de uma finalista a “Musa do Brasil” após tratamento no rosto.
A escolha da marca de lingerie mais influente do mundo por admitir que mulheres têm estrias (se é que foi intencional) e que isso não as torna inferiores a ninguém é importante para a autoaceitação de todas as mulheres.
Padrão de beleza
- Corpo ideal em cada país: “mulheres perfeitas” são BEM diferentes
- Famosas têm corpo desproporcional após Photoshop
- Barriga negativa: famosas causam polêmica por culto à magreza





