Muitas tarefas para serem executadas, o tempo parece voar e, no fim do dia, a solução para conseguir cumprir tudo, é fazer hora extra. A prática é cada vez mais comum. Segundo uma pesquisa realizada pela Regus, 38% dos trabalhadores no mundo todo trabalham além do horário combinado. E existe um dia na semana em que isso mais acontece: a segunda-feira.
Leia também:
É possível se manter saudável mesmo com uma rotina de trabalho de 8 horas
Trabalho, filhos, marido, vida pessoal: como dar conta de tudo?
Trabalhar demais pode causar infelicidade e compromete a saúde
Resultados no Brasil
No Brasil, 14% dos profissionais fazem 15 horas a mais que a carga normal por semana, o que, no fim do mês, chega a 60 horas, ou seja, uma semana a mais de trabalho. O dia em que isso mais acontece é a segunda-feira (13%), principalmente para quem trabalha com marketing e mídia, seguida pela sexta-feira (11%), para setores bancários, financeiros e de seguros.

Entenda a pesquisa
A pesquisa foi realizada em mais de 100 países e entrevistou mais de 44 mil profissionais de diferentes áreas. Segundo o diretor da Regus Brasil, Otávio Cavalcanti, em entrevista ao site G1, esse excesso de horas trabalhadas, embora comum, pode ser prejudicial e desencadear problemas como a Síndrome de Burnout, caracterizada pela resposta do corpo ao estresse, quando o trabalho fica tão complicado que se reflete na vida pessoal, social, familiar e em outras áreas.
Para ele, um profissional que tem a opção de trabalhar mais perto de casa ou mesmo de forma remota, realizando um trabalho mais flexível, se beneficia mais e utiliza o tempo de forma mais produtiva.