Pessoas de gênio forte, no fundo, são fracas e gastam energia com questões irrelevantes

por | dez 1, 2016 | Comportamento

Pessoas consideradas de temperamento ou gênio forte normalmente são encaradas como indivíduos de personalidades poderosas e líderes natos, capazes de dominar e transformar qualquer tipo de situação. A realidade, porém, pode ser oposta e indicar que, quem reage de forma muito imperativa normalmente é frágil e só consegue mudar o que é insignificante.

Ter gênio forte não significa ter sucesso

De acordo com o reconhecido psiquiatra e psicoterapeuta Flávio Gikovate, que morreu em 2016, pessoas de gênio forte costumam impor suas vontades contando com o medo do outro diante de respostas explosivas ou até mesmo violentas.

Os fatos que elas reivindicam, porém, raramente possuem relevância, defendia o psiquiatra. Em geral, circulam entre decisões sobre quais filmes ver, qual restaurante jantar, qual passeio ela deseja fazer – enfim, banalidades do cotidiano.

Shutterstock

Uma pessoa realmente forte, segundo o profissional, costuma ter atitudes completamente opostas a um indivíduo de temperamento impositivo, pois a humildade é a primeira indicação de força, ou seja, quando alguém aceita as verdades e não tem intensão de tentar controlar fatos realmente importantes da vida, como tragédias ou mortes.

Outra característica de uma pessoa forte é a capacidade de compreender e tolerar todo o tipo de sofrimento que a vida poderá impor, sem responder aos reveses, frustrações e desacordos com berros, gritos e violência, atitudes tão comuns entre aqueles que são considerados de gênio forte.

Comportamento pessoal