Cerca de 670 mil pessoas passaram pela XV Bienal do Livro. O projeto Petrobras De Carona Com Elas não poderia ficar fora dessa e foi lá participar de um dos encontros mais esperados e concorridos do espaço “Mulher e Ponto”, entre a escritora Martha Medeiros e a atriz Cissa Guimarães falando sobre o tema “Autor e personagem”. Há um ano e meio, Cissa interpreta Bia (seu nome de batismo), protagonista da peça “Doidas e santas”, inspirada no livro de mesmo nome de Martha. Durante uma hora, a dupla falou sobre as questões da vida das mulheres na casa dos 50 anos e divertiu e comoveu espectadoras de todas as idades.
Entre elas, Karina Oliveira, de 17 anos. Fã da Cissa Guimarães, ela participou da promoção em nosso Twitter (@postospetrobras) e teve a a oportunidade de conferir ao vivo o debate. Cursando o primeiro ano do ensino médio e já pensando na faculdade de Direito, Karina veio de Petrópolis especialmente para o encontro.
“Vim de Petrópolis com a minha avó só para ver a Cissa. Ela é muito linda! Sou muito fã”, contou.
Com a intimidade de amigas de infância, Cissa e Martha falaram sobre temas íntimos como casamentos, separações, erros e acertos ao longo da vida de duas mulheres de sucesso.
“Mulheres da nossa idade já viveram muita coisa no campo afetivo, profissional e familiar. Entre zero e dez, já passei por 7,5. Quantos fracassos, quantas vitórias, quantas histórias…“, falou Cissa, feliz com esta trajetória. “Preciso desta zona de ‘não conforto’. Se ela não existir, corre o risco de eu não criar mais nada, nem mesmo a minha própria felicidade”.
E a experiência e segurança femininas, que aumentam com o tempo, também são fundamentais para a inspiração. ” Escrevo para mim. Se for escrever pensando em agradar alguém, a magia se perde“, acredita Martha, feliz por ter Cissa dando vida para a sua personagem nos palcos. “Quando autorizo a adaptação de uma obra minha, tenho que desapegar para não ficar querendo corrigir nada. Mas, neste caso, não tive vontade de mudar nada, ficou ótimo”.